Mais duas vagas para o Brasil! No Pré-Olímpico das Américas de taekwondo, os brasileiros Edival Pontes (68kg), o Netinho, e Henrique Marques (80kg) avançaram para a final do torneio e se classificaram aos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Eles se juntarão à Caroline “Juma” Santos, representante do país na categoria até 67kg feminina da modalidade.
Nas lutas que valeram a vaga ao evento multiesportivo, Netinho e Henrique superaram o argentino José Luis Acuña e o dominicano Moisés Hernandez, respectivamente, para se classificarem. Nesta quarta-feira (10), o Brasil poderá ainda garantir mais uma atleta no taekwondo. Trata-se de Maria Clara Pacheco, que buscará um lugar em Paris na categoria até 57kg. Ela inicia sua trajetória às 10h, no horário de Brasília-DF.
- Warriors sofrem virada no fim e perdem a quinta seguida na NBA
- Praia Clube derrota o Osasco e reassume liderança da Superliga
- Flamengo passa dos 100 pontos em vitória contra o Pato Basquete
- Taubaté e Pinheiros vencem e vão à final da Liga Nacional
- Minas passeia contra o Sesi e vence pela oitava vez na Superliga
Sobre os combates
Para iniciar o dia, Netinho Pontes venceu a primeira luta contra Sergio Olguin, da Bolívia, por 2 a 0 (13/0 e 13/0) e avançou para a luta da classificação contra o argentino José Luis Acuña, competindo na chave da categoria até 68kg. Mais tarde, ele entrou em ação para se garantir na sua segunda edição de Olimpíadas da carreira, após também estar presente em Tóquio-2020. Assim, no confronto decisivo, o brasileiro passeou sobre o rival, triunfou por 2 a 0 (14/0 e 6/5) e assegurou seu lugar na capital francesa.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Já Henrique Marques, no até 80kg, abriu sua participação vencendo a primeira luta contra Diego Alejandro Vargas, de Porto Rico, por 2 a 0 (13/0 e 13/4). No combate da classificação, ele teve pela frente o dominicano Moisés Hernandez, medalhista de bronze no Mundial de 2019 e nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Em uma disputa muito equilibrada, ambos os lutadores terminaram as duas rodadas sem anotar nenhuma pontuação. Dessa forma, a decisão ficou por conta do julgamento dos árbitros. Por ter efetuado mais chutes no início da luta, Henrique foi declarado vencedor e garantiu sua vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.