Nesta terça-feira (12), a Confederação Brasileira definiu as categorias onde irá enviar atletas no Pré-Olímpico das Américas de taekwondo. A CBTKd escolheu a categoria até 57kg no feminino e até 68kg e até 80kg no masculino. Surpreendeu a ausência da categoria acima de 80kg onde o Brasil tem o vice-campeão mundial Ícaro Miguel e o medalhista olímpico Maicon Andrade.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O Brasil pode ter até quatro atletas no taekwondo nos Jogos Olímpicos de Paris, com no máximo dois por gênero. No feminino, o país já tem a vaga na -67kg, com Caroline “Juma” dos Santos classificada através do ranking olímpico. Assim, a opção da outra categoria feminina no Pré-Olímpico das Américas foi para os 57kg. A representante será Maria Clara Pacheco. Ela foi medalhista de bronze no Mundial de 2023 e é a atual vice-campeã dos Jogos Pan-Americanos.
- Campeonato Paulista 2024 de montanha define campeões
- Rio Women’s Cup vai reunir velejadoras no Rio de Janeiro
- Argentina recebe Sul-Americano de Slalom e Caiaque Cross
- Brasília recebe Etapa da Copa do Mundo de Triatlo
- Sem Gui Santos, Warriors vence Wizards na NBA
No masculino, a primeira categoria escolhida foi a até 68kg, onde o representante será Edival Pontes, o Netinho, vice-campeão mundial em 2022. A outra opção foi pela categoria até 80kg, onde o convocado deve ser Henrique Marques.
Escolhas
Chama atenção a ausência da categoria acima de 80kg, que foi o peso do masculino onde o Brasil ficou mais próximo de conseguir uma vaga através do ranking olímpico. Maicon Andrade terminou em sétimo lugar na lista, mas menos de10 pontos atrás do turco Emre Atesli que ficou com a última cota da categoria. Ícaro Miguel também ficou próximo da classificação, fechando na décima posição do ranking. Para efeito de comparação, Henrique Marques (-80) foi o 34º da lista, Netinho ficou em 10º lugar (-68), enquanto Paulo Melo foi o 12º na categoria até 58kg, que não foi escolhida
A decisão sobre as categorias brasileiras no Pré-Olímpico foi tomada na última quinta-feira (7), em uma reunião com membros da comissão técnica, departamento médico, de representante da comissão de atletas, além de membros da diretoria da entidade. A escolha veio “após análise dos dados técnicos e projeções de chaves apresentados pelo analista de desempenho da seleção, assim como os dados físicos e de saúde apresentados pela preparadora física e pela médica”, disse a CBTKd através de uma nota.