Edival Pontes, o Netinho, está suspenso por doping. Atualmente na 8ª posição do ranking olímpico do taekwondo, o lutador brasileiro recebeu um alerta de “suspensão” ao lado de seu nome na lista da federação internacional da modalidade, a World Taekwondo. De acordo com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o atleta deve perder a medalha de ouro recém conquistada na disputa por equipes dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Contudo, a informação ainda não foi confirmada pela PanAm Sports.
De acordo com a apuração da coluna “Olhar Olímpico” junto ao COB, Netinho havia sido notificado pela WADA (Agência Mundial Antidoping) sobre um resultado analítico adverso em exame feito antes do Pan há algumas semanas. Além disso, segundo o Comitê, o atleta já teve seu julgamento e sua medalha em Santiago cassada. Porém, o País ainda manteve o título de campeão. Ele deve ficar fora das competições até fevereiro do próximo ano.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Edival Pontes é um dos principais nomes do taekwondo masculino brasileiro. Em sua carreira, já conquistou medalhas no Campeonato Pan-Americano, Jogos Militares e nos Jogos da Juventude. No ano passado, se sagrou vice-campeão mundial dos 74kg, categoria não olímpica. Atualmente no top 10 do ranking olímpico dos 68kg, o lutador permanece na busca por uma vaga em Paris-2024.
CBTKD se pronuncia sobre o caso
Em resposta à reportagem do Olímpiada Todo Dia, Henrique Precioso, diretor técnico da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), afirmou que a entidade optou por não divulgar o caso e aguardar o atleta e seu staff prosseguirem com a defesa. Além disso, afirmou que ainda não tem informações sobre a medalha cassada.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“A postura da entidade foi de não divulgar o caso e esperar que o atleta e seu suporte jurídico pudessem prosseguir com a defesa. Uma vez que a notificação foi feita para o atleta e não para a entidade”, respondeu Henrique. “Nem a CBTKD e nem o atleta tem a informação da medalha conquistada por equipes no Pan estar cassada”, completou.
[Atualizado às 23h30]
Brasil também pode perder medalha
O OTD também procurou a PanAm Sports sobre o assunto, mas a organização ainda não tem uma posição oficial em relação ao caso. Segundo a fonte consultada, a entidade ainda não recebeu a notificação oficial sobre a suspensão do atleta brasileiro. Dessa forma, até o momento, Netinho segue como medalhista. Contudo, quando ocorrer a notificação, é possível que o Brasil também perca a medalha por equipes.