O segundo Grand Slam de taekwondo de Wuxi de 2023 é o mais importante, pois distribui mais pontos para os vencedores. Assim, caso Milena Titoneli (-67kg) e Pedro Jones (+80kg) vencessem em suas categorias, aliado a uma combinação de resultados, os brasileiros teriam vaga olímpica. No entanto, ambos sofreram eliminações para finalistas da competição e restou o Pré-olímpico continental para ser uma/um das/dos 16 lutadoras/es que vão à Paris.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Antes de mais nada, Wuxi, na China, é uma cidade de quase 7,5 milhões de pessoas. Está no delta do Rio Yangtze e corta o lago Tai, um dos maiores do país. Além disso, possui uma estátua de 88 metros de Buda e o Parque dos Dinossauros da China. No entanto, os atletas brasileiros não foram lá para conhecer atrações turísticas locais. Tendo avançado do quali nos dias anteriores, tanto Milena quanto Pedro buscavam o título e ainda sonhavam com o passaporte carimbado para lutar em Paris.
- Leandro Pena e Ymanitu caem na estreia das duplas no AusOpen
- Vitória Miranda vence a primeira e Luiz Calixto se complica
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
Milena, sobretudo, começou bem a fase decisiva do torneio, com uma vitória por 2 a 1 sobre a lutadora do Uzbequistão, Feruza Sadikova. Contudo, perdeu no confronto seguinte para a atleta do país anfitrião, Mengyu Zhang, pelo mesmo placar e não avançou às semifinais. A chinesa, campeã mundial de 2019, foi à final, porém perdeu para a compatriota Jie Song.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Desse modo, para efeito de pontuação terminou empatada com mais três atletas na quinta colocação. O que não é de se desprezar para um torneio internacional dessa grandiosidade. Portanto, restou à Milena tentar a classificação olímpica pela seletiva continental que distribui vagas às duas finalistas.
No masculino
Similarmente, é como Pedro também terá de caminhar para chegar à Paris. Ele perdeu na primeira luta para o russo Rafail Aiukaev por 2 a 0, que foi medalhista de prata na competição. Então, Pedro terá que concentrar forças na seletiva que ocorre na República Dominicana nos últimos dias de janeiro.
Por fim, Luiz Aquino, na categoria até 58kg, luta na madrugada deste domingo e seu primeiro adversário será Alireza Hosseinpour (IRA).