O brasileiro Paulo Ricardo Melo caiu nas quartas de final do Grand Prix Final de taekwondo, em Manchester, na Inglaterra, neste sábado (2). Ele chegou a vencer uma luta pela categoria até 58kg, mas perdeu na sequência para o espanhol Adrian Vicente. Entre as mulheres, Maria Clara Pacheco perdeu para a bicampeã olímpica Jane Jones em sua estreia na categoria até 57kg.
- Marcus D’Almeida é eliminado nas quartas do Torneio de Nimes
- Brasileiras empatam com Atlético de Madrid na Liga Espanhola
- Isabella Springer estreia no slalom gigante na Universíade
- Carol Meligeni atropela italiana e vai à final do ITF de Buenos Aires
- Rosamaria é maior pontuadora em vitória do Airybees no Japonês
Vindo da medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, Paulo Melo foi o 11º cabeça de chave na categoria até 58kg do Grand Prix Final e taekwondo. A competição reúne apenas 16 atletas em cada uma das categorias olímpicas. Pelas oitavas de final, Paulinho enfrentou o húngaro Omar Gergely e ganhou os dois primeiros rounds, por 28/21 e por 20/18.
Já nas quartas de final, o potiguar encarou o espanhol Adrian Vicente, que é o terceiro colocado do ranking mundial e foi medalhista de bronze no Mundial deste ano. O europeu fez um primeiro round dominante e saiu vitorioso em 12/0. Na segunda parcial, o brasileiro equilibrou as ações, mas perdeu outra vez, agora por 7/4, e saiu derrotado da luta.
Diferente das demais etapas do Grand Prix, a etapa Final possui disputa de terceiro lugar. Assim, mesmo que Paulo Ricardo tivesse chegado na semifinal, ele ainda não teria uma medalha assegurada e precisaria lutar por um lugar no pódio. O atleta de 26 anos jamais medalhou nesta competição, mas foi bronze no Mundial de 2019.
Maria Clara Pacheco cai para estrela britânica
Outra medalhista pan-americana que representou o Brasil no Grand Prix Final neste sábado foi Maria Clara Pacheco, pela categoria até 57kg. Fazendo sua primeira aparição na competição, ela teve uma pedreira logo em sua estreia: a britânica Jade Jones, que foi medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e na Rio-2016, além de ser dona de quatro medalhas mundiais.
Número 20 do ranking Maria Clara fez uma grande luta diante da estrela da casa. Ela venceu o primeiro round por 6/1 e vencia o segundo por 6/5 a oito segundos do fim, quando tomou a virada e perdeu por 9/6. Na última parcial, Jade Jones foi dominante e saiu vencedora em 15/2. Maria Clara Pacheco tem 19 anos de idade e foi medalhista de bronze no Mundial deste ano.
O Brasil ainda contará com a participação de mais quatro atletas neste Grand Prix Final de taekwondo. Caroline Santos e Milena Titoneli competem na categoria até 67kg, enquanto Ícaro Miguel e Maicon Siqueira estarão na categoria acima de 80kg. Eles entrarão em ação neste domingo (3), a partir das 7h (horário de Brasília). Caso cheguem nas semifinais, voltarão a competir às 10h30. As finais serão às 12h.