O Brasil lutou até o fim, mas perdeu para o México na estreia da Copa do Mundo por equipes de taekwondo, em Goyang, na Coreia do Sul, na madrugada desta terça-feira (14). Gabriela Mello rompeu o ligamento do joelho direito logo no início do terceiro round, o que fez com que o time adversário abrisse muitos pontos de vantagem. Sandy Macedo e Maria Clara Pacheco ainda encostaram no placar, mas não conseguiram a virada.
- João Fonseca vira contra Tien e é campeão do Next Gen Finals
- Sada Cruzeiro fecha 2024 na liderança da Superliga Masculina
- Marília derrota o Gecebs e conquista o título da Taça Brasil
- Conegliano vence e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
Por ser dinâmica, a disputa por equipes do taekwondo vem ganhando popularidade nos últimos tempos. Na prova, também conhecida como TK3, cada time tem três atletas, que se alternam ao longo do combate. No feminino, a soma dos pesos das três representantes não pode passar de 200kg. Na Copa do Mundo de Goyang, as lutas são realizadas em melhor de três rounds, assim como acontece nas disputas individuais, mas as pontuações possuem valores diferentes.
Como foi o combate
Lutando nas quartas de final contra o México, o Brasil contou com a participação de Maria Clara Pacheco, Sandy Macedo e Gabriela Mello. A equipe vencia o primeiro round por 55 pontos a 15 segundos do fim, mas tomou uma virada com uma boa passagem de Nadia Quirino sobre Maria Clara, e saiu derrotado. Já na segunda parcial, o time brasileiro foi dominante e venceu com 55 pontos de vantagem.
Dessa forma, a decisão foi para o terceiro round. O Brasil chegou com moral, mas teve um baque de cara: logo na aprimeira tentativa de golpe, Gabriela sentiu uma lesão no joelho direito. Apesar de estar visivelmente com muitas dores, ela não pôde ser substituída e seguiu no combate, o que resultou em muitos pontos cedidos para o México. O país norte-americano abriu 110 pontos de vantagem com apenas 30 segundos.
Depois dessa sequência negativa, Gabriela enfim deixou a quadra e deu lugar às companheiras. Maria Clara e Sandy Macedo se revezaram e deram início à remontada brasileira. Sandy anotou 40 pontos seguidos e, depois, Maria conseguiu cortar ainda mais a diferença. A desvantagem chegou a ser de apenas cinco pontos a 17 segundos do fim, mas a virada não veio. O México conseguiu controlar os segundos finais e levou a vitória.
Lesão séria
Com a derrota, o Brasil se despediu da Copa do Mundo por equipes de taekwondo. Assim que acabou a luta, Gabriela Mello foi levada a um hospital próximo ao local de competição e, após exames, verificou-se o rompimento do ligamento de seu joelho direito, segundo informou em suas redes sociais. Ela já iniciou o tratamento, mas fará uma ressonância magnética detalhada quando chegar no Brasil.
O Brasil ainda segue participando da Copa do Mundo. Na madrugada desta quarta-feira (15), será a vez dos rapazes entrarem em ação. O time brasileiro o cabeça de chave número 2, mas não conta com suas principais estrelas. O plantel tem os jovens Gabriel Santos, Pedro Alves e Vinicius Assis, que entrarão em ação a partir das quartas de final, enfrentando o Marrocos.