A brasileira Sandy Macedo ficou fora da disputa individual nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. A atleta estava classificada para lutar na categoria até 57kg do taekwondo, mas não apareceu no chaveamento do torneio, realizado neste domingo (22). Atualmente, ela luta na categoria até 67kg e decidiu não baixar o peso pensando em sua saúde. Apesar disso, Sandy disputará a inédita prova por equipes, que acontecerá na terça-feira.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Um dos grandes nomes da nova geração do taekwondo brasileiro, Sandy Macedo surgiu na categoria até 57kg. Foi justamente nesse peso que ela garantiu sua vaga no Pan de Santiago-2023, após ter sido campeã dos Jogos Pan-Americanos Júnior Cali-2021. Depois disso, chegou levar o ouro nos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022, mas poucos meses depois não bateu o peso na disputa do Mundial de taekwondo, disputado em Guadalajara, no México, em novembro.
A situação fez com que a atleta subisse de categoria e passasse a competir na até 67kg a partir de 2023. Em fevereiro deste ano, inclusive, ela já disputou o Grand Slam, evento organizado pela confederação que serve como seletiva para a seleção brasileira de taekwondo da temporada. Na final, no entanto, perdeu para a medalhista mundial Milena Titoneli, o que fez com que Sandy fosse preterida nos principais eventos do ano deste novo peso.
Pan estava no calendário
Em seu planejamento inicial, Sandy buscaria voltar para a categoria até 57kg somente para o Pan de Santiago, uma vez que já tinha vaga assegurada. No entanto, com o passar dos meses, abdicou dessa ideia. Junto com à comissão técnica da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), optou por manter o seu peso corporal para não pôr riscos à sua saúde e, assim, ficou decidido que ela não competiria no torneio individual.
Ainda assim, Sandy Macedo seguiu inscrita nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, mesmo que não fosse competir no torneio individual. Isto porque o programa do taekwondo tem uma nova prova, a disputa por equipes, em que não há divisão de peso entre os atletas, e Sandy foi escolhida para integrar o time brasileiro, o que será essencial na busca por uma inédita medalha. A competição por equipes do taekwondo acontecerá na terça-feira (24), a partir das 13h.
Maria Clara Pacheco na final
Apesar de Sandy não ter competido, o Brasil teve uma representante na categoria até 57kg, por Maria Clara Pacheco. Ela já venceu duas lutas e está na final do torneio, onde enfrentará a canadense Skylar Mi-young Park, ainda neste domingo, por volta das 17h25.