8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil conquista dois ouros e sete medalhas no Grand Prix de Paris

Com ouros de Silvana Fernandes e Maria Eduarda Stumpf, Brasil faturou sete medalhas no GP de Paris de parataekwondo

Silvana Fernandes, de uniforme azul, representou o Brasil no Grand Prix de Paris de parataekwondo
(Foto: Alessandra Cabral/CPB/Arquivo)

O Brasil conquistou sete medalhas na disputa do Grand Prix de Paris de parataekwondo, nesta quarta-feira (30), na França. Foram dois ouros, com Maria Eduarda Stumpf (52kg) e Silvana Fernandes (57kg), além de cinco bronzes, com Fabricio Marques (58kg), Cristhiane Nascimento (52kg), Nathan Torquato (63kg), Ana Carolina de Moura (65kg) e Débora Menezes (+65kg).

Líder do ranking mundial, Silvana Fernandes confirmou o favoritismo para ficar com a medalha de ouro na categoria até 57kg. Ela venceu todas as suas lutas de forma dominante. Primeiro, passou pela mexicana Elsa Tamayo, por 22 a 2, nas quartas de final. Em seguida, bateu a francesa Sophie Caverzan por 29 a 4. Já na final, a medalhista paralímpica derrotou a turca Gamze Gurdal por 27 a 2.

Maria Eduarda Stump em ação no Grand Prix de parataekwondo de Paris
Duda Stumpf nasceu em 2004 (Foto: Alessandra Cabral/CPB/Arquivo)

Outra a conquistar o ouro no dia foi Maria Eduarda Stumpf, na categoria até 52kg. Ela iniciou sua trajetória vencendo a egípcia Salma Ali por 11 a 2 e passou pela turca Meryem Cavdar, líder do ranking mundial, na semifinal, por 24 a 9. Na grande decisão, a jovem gaúcha passou pela mongol Surenjav Ulambayar, por 16 a 8. Maria é a quarta colocada do ranking mundial.

Bronzes no Grand Prix

Ainda na categoria até 52kg, Cristhiane Nascimento conquistou a medalha de bronze ao ser derrotada na semifinal pela própria Ulambayar. Ela venceu a britânica Keira Forsythe por 17 a 7, mas caiu diante da mongol, por 42 a 11, na sequência. Mesma situação viveu Ana Carolina de Moura (65kg), que caiu na semi diante da dinamarquesa Lisa Gjessing em 12 a 9, e ficou com o bronze.

Débora Menezes em ação no Grand Prix de Paris de parataekwondo
Débora Menezes, prata em Tóquio-2020 (Foto: Alessandra Cabral/CPB/Arquivo)

Outra mulher a ser medalhista de bronze no Grand Prix de Paris de parataekwondo foi Débora Menezes, na categoria acima de 65kg. A vice-campeã paralímpica passou pela sérvia Jelena Rasic nas quartas de final, mas caiu para a britânica Amy Truesdale, por 21 a 4, na semifinal. Outra brasileira na categoria, Camila Macedo caiu nas quartas de final.

Por fim, entre os homens, o campeão paralímpico Nathan Torquato levou o bronze na categoria até 63kg. Ele venceu o ucraniano Anton Lipoviy, mas perdeu para o italiano Antonio Bossolo na semifinal. Já Fabrício Marques ficou com o bronze na categoria até 58kg ao vencer o francês Bopha Kong e perder para o israelense Asaf Yasur.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Paralimpíada Todo Dia