A brasileira Caroline Santos conquistou a medalha de prata no Mundial de taekwondo, em Baku, no Azerbaijão, neste sábado (03). Atleta da categoria até 62kg, ela venceu quatro lutas até cair na final para a russa Liliia Khuzina, que compete como Atleta Individual Neutro. Foi seu segundo pódio na competição, repetindo o feito de 2019.
Número 2 do mundo, Caroline Santos estreou na segunda rodada, encarando a colombiana Maria Lozano. A brasileira saiu atrás do placar ao perder o primeiro round por 7/5, mas conseguiu se impor e conquistou a virada, ganhando as parciais seguintes por 9/3 e 14/2, respectivamente. Em seguida, a brasileira passou pela taiwanesa Sasikarn Tongchan em dois rounds, com parciais de 12/0 e 6/4.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Dessa forma, ela se garantiu nas quartas de final, onde passou pela taiwanesa Wei-chun Lin, de virada. A brasileira perdeu o primeiro round por 6/4 e venceu os dois seguintes por 7/0 e 10/9, respectivamente. Já com a medalha de bronze garantida, Caroline venceu a uzbeque Feruza Sadikova na semifinal, por 2 a 1 (12/0, 5/8 e 10/4). Assim, se garantiu na segunda final de Mundial de sua carreira.
Valendo o título, Caroline encarou a russa Liliia Khuzina, que compete como Atleta Individual Neutro. A brasileira abriu 2 a 0 no primeiro round após a adversária receber duas punições, mas sofreu dois chutes na cabeça e tomou a virada, em 6 a 2. Na segunda parcial, Khuzina vencia por 6 a 2, a brasileira conseguiu, mas tomou um chute no colete faltando dois segundos para o fim. Assim, Carol levou a prata.
Os números da medalha
Natural de Água Boa, no Mato Grosso, Caroline Santos tem 27 anos de idade e conquistou sua segunda medalha em um Mundial de taekwondo. A primeira foi em 2019, quando também levou a prata na categoria até 62kg, na edição de Manchester, no Reino Unido. Em seu currículo, a brasileira também acumula um ouro nos Jogos Sul-Americanos Cochabamba-2018.
Esta também é a segunda medalha do Brasil nesta edição do Mundial. A primeira foi de Maria Clara Pacheco (57kg), que conquistou um bronze no primeiro dia do evento. Considerando todas as edições, esta foi a 23ª medalha do país na competição, a oitava de prata. Natália Falavigna, que foi medalhista olímpica em Pequim-2008, é a única campeã mundial do taekwondo brasileiro.
Vinicius Assis perde na segunda rodada
Outro brasileiro em ação no dia, Vinicius Assis passou pelo ganês Amed Sama por 2 a 0 (7/0 e 8/1) na primeira rodada e caiu diante do sul-coreano Jaegwon Kang em seguida. O brasileiro começou melhor, vencendo o primeiro round por 9/8, mas logo o asiático tomou conta do combate e passou a ser dominante, vencendo as parciais seguintes por 13/0 e 13/1, respectivamente. O Mundial será encerrado neste domingo (04), com a presença de Maicon Siqueira (+87kg) e Larissa Rossi (53kg).