A brasileira Sandy Macedo caiu na primeira rodada do Qualificatório para o Grand Slam de Taekwondo 2022, em Wuxi, na China, na madrugada desta quinta-feira (30). Competindo na categoria até 67kg, ela perdeu para a chinesa Chuyun Qu por 2 a 0 (5/5 e 9/2) e não avançou na disputa. Outras duas brasileiras competirão nesta sexta-feira.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
O qualificatório distribuiu oito vagas para o Grand Slam, uma das competições mais prestigiadas do taekwondo mundial. Sandy estreou ainda na fase de 16 avos do torneio e perdeu os dois rounds na luta contra Chuyun Qu. O primeiro ficou empatado, mas a chinesa teve a vantagem e levou a vitória. Já no segundo, Qu foi dominante para sair vencedora. Dessa forma, a brasileira foi eliminada do torneio.
+ Luiza Abel é a melhor brasileira no quali do Mundial Jr. de ginástica artística
+ Equipe brasileira comemora melhor campanha no Mundial de boxe
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Esta foi a estreia de Sandy em um Grand Slam. Foi, também, a primeira vez que participou de uma grande competição na categoria até 67kg. Ela surgiu em um peso abaixo e fez sucesso, sendo medalhista de ouro dos Jogos Pan-Americanos Júnior Cali-2021 (57kg) e dos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022 (57kg). Além disso, foi medalhista nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires-2018 (55kg).
Sandy também tem vaga assegurada na categoria até 57kg dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023 por ter sido campeã em Cali-2021. No entanto, desde o início da temporada, ela vem competindo em um novo peso. A paulista de 21 anos chegou até a final do Grand Slam Nacional, evento que define a seleção brasileira para a temporada, em fevereiro, mas perdeu para a medalhista mundial Milena Titoneli.
O Brasil em Wuxi
Outras duas brasileiras entrarão em ação no Qualificatório em busca de vagas para o Grand Slam de Wuxi na madrugada desta sexta-feira (31): Maria Clara Pacheco (57kg) e Raiany Fidélis (+67kg). Ícaro Miguel, quinto colocado do ranking mundial do peso pesado (+80kg), já está garantido na chave principal da competição.
Por fim, cabe destacar que esta edição do Grand Slam é válida pela temporada 2022. A edição de 2023 está prevista para acontecer em dezembro, também em Wuxi. Ao final das competições, o atleta melhor ranqueado na classificação de pontos de mérito do “circuito” garantirá uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.