Siga o OTD

Santiago 2023

Brasil garante mais sete vagas no taekwondo em Santiago-2023

Netinho, Ícaro, Milena, Gabriele, Maria Clara, Paulinho e Henrique se classificaram para o Pan de Santiago-2023

Mas - Edival Pontes - o Netinho, em luta contra cubano na seletiva para o taekwondo em Santiago-2023
(Foto: Mas Taekwondo)

Nesta sexta-feira (23), o Brasil garantiu participação em sete das oito categorias na disputa do taekwondo nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023. A delegação brasileira participou da seletiva do evento no Rio de Janeiro e obteve vagas nas categorias -57kg, -67kg e +67kg (femininas) e -58kg, -68kg, -80kg e +80kg (masculinas). A única que não conquistou a vaga foi Talisca Reis, na até 49kg. Assim, somando com a equipe do parataekwondo, o Brasil levará 27 atletas para o Chile.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O Brasil já tinha uma vaga na categoria até 57kg feminino, graças ao ouro de Sandy Macedo nos Jogos Pan-Americanos Júnior Cali-2021, podendo incluir uma segunda atleta neste peso. Nas demais categorias, os brasileiros precisavam ficar entre os dez primeiros (casos da +67kg e +80kg) ou 12 primeiros (demais categorias) na Seletiva do taekwondo para assegurar a vaga em Santiago-2023.
+ Bia Ferreira vai à final do Mundial Feminino de boxe na Índia
+ Petrúcio Ferreira abre temporada de olho no Campeonato Mundial
+ Flamengo assume liderança do Grupo A do Brasileiro Sub-20
+ Pinheiros vence fora de casa no NBB
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Dessa forma, Ícaro Miguel (+80kg), Gabriele Siqueira (+67kg) e Milena Titoneli (-67kg) nem precisaram entrar em ação, já que eram cabeças de chave do torneio, entrando direto nas quartas de final. Os demais brasileiros tiveram que conseguir a vaga se classificando para as quartas de final. Talisca Reis perdeu nas oitavas de final e ainda teve uma oportunidade de repescagem, mas caiu.

Conquista das vagas

Edival Pontes, o Netinho, foi o primeiro a garantir a classificação, após derrotar o cubano Daniel Lagar na categoria até 68kg. Em seguida, Henrique Marques superou o canadense Charlie Mercier na -80kg. Paulo Ricardo Melo garantiu a última vaga masculina do Time Brasil ao vencer o boliviano Paulino Macella na categoria até 58kg. No feminino, a jovem Maria Clara Pacheco, nos 57kg, se classificou após uma vitória sobre a venezuelana Alexmar Sulbaran nas oitavas de final.

Já Talisca Reis ficou sem a vaga. Cabeça de chave número 2 na categoria até 49kg, ela perdeu para Cath Peterson, de Guiana, na sua primeira luta e foi para a repescagem. Ali, a brasileira encontrou a peruana Alessandra Suarez. Talisca começou melhor e venceu o primeiro round por 8-3. Ela também estava a frente na segunda parcial, em 4-2, mas levou a virada a 11 segundos do fim. No último e decisivo round, a brasileira voltou a ter a dianteira do placar e teve 5-2 de vantagem, mas sofreu um chute na cabeça no último segundo. Com o placar empatado, a vitória foi para a peruana, que garantiu vaga no Pan.

Dessa forma, o Brasil terá oito atletas no taekwondo nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023. Vale lembrar que o país teve sua melhor campanha na última edição do evento multiesportivo continental, em Lima-2019, faturando sete medalhas de oito possíveis. Dos que irão ao Chile, Edival Marques (ouro), Milena Titoneli (ouro), Ícaro Miguel (prata) e Paulo Melo (prata) estiveram no Peru. Talisca também foi medalhista de prata em Lima-2019, mas não

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Santiago 2023