A base do Comitê Olímpico do Brasil (COB) na França, localizada na cidade de Saint-Ouen, próxima à Paris, recebeu entre os dias 12 e 15 de março, seis atletas da equipe nacional de taekwondo na preparação final para o Open da Bélgica. Além de treinamentos no local, que servirá de apoio para o Time Brasil durante os Jogos Olímpicos, o grupo participou de ações comemorativas aos 500 dias para Paris 2024, no último dia 14.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
+ Roseli do Carmo é a nova diretora de basquete feminino da CBB
+ Hugo Calderano vai às quartas do Grand Smash de Singapura
+ Bia Haddad vai à semifinal de duplas em Indian Wells
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM E TIK TOK
“A ambientação com o local será fator motivacional para os atletas que visam os Jogos Olímpicos, além de poder contribuir com sugestões na logística da nossa modalidade para Paris 2024”, destacou o diretor-técnico da Confederação Brasileira de Taekwondo, Henrique Precioso. “Além da satisfação em estar conhecendo e se ambientando com a base de apoio do COB, o período de treinamento na França coincide com a preparação para o Open da Bélgica e será de suma importância para ajustar os detalhes visando a competição que vale 20 pontos no ranking olímpico”, explicou.
Radar 2028
Foram selecionados para esta ação seis jovens atletas, entre 17 e 22 anos, que fazem parte do projeto Radar 2028 da CBTKD. O foco é nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, mas eles também têm potencial de classificação para Paris. Bryan Erkmann, Gabriel Ramos, Gabriel Pereira, Larissa Rossi, Luiz Felipe de Almeida e Sandy Macedo conheceram todas as instalações da base e testaram os espaços que vão servir de suporte em Paris 2024.
“Poder conhecer um pouco do que os atletas vão vivenciar nos Jogos Olímpicos traz uma energia maravilhosa e motivante para mim. A adaptação pré-jogos é importantíssima. Ter um descanso adequado, adaptação ao fuso horário, alimentação e treinamentos fazem parte total de toda preparação. Tendo tudo o que já estamos habituados e ainda mais estrutura, ficamos com a cabeça mais limpa para trabalhar e focar apenas para o grande dia. Acho muito legal essa iniciativa do de levar atletas para conhecer toda a base do COB para os Jogos”, afirmou a atleta Sandy Macedo, medalha de ouro nos Jogos Sul-americanos Assunção 2022.
A programação dos brasileiros ainda incluiu um momento de interação com atletas de taekwondo franceses da região e apresentação para crianças de uma escola local. Após os últimos dias em Saint-Ouen, Gabriel Ramos se sente preparado para o Open da Bélgica.
“Espero conquistar o ouro, claro, pois é para isso que nos preparamos. Vai ser uma grande competição, vão ter ótimos atletas, mas acreditamos no nosso trabalho e em tudo o que fazemos. Com certeza essa experiência na cidade que vai sediar os próximos Jogos servirá de inspiração para buscar a medalha”, finalizou.
Teste na base de apoio
O taekwondo foi a segunda modalidade a testar a base de apoio do COB na França. Em agosto de 2022, a seleção masculina de vôlei realizou a preparação final para o Campeonato Mundial em Saint-Ouen e também aprovou as instalações. Os atletas e a comissão técnica ficaram impressionados com a estrutura à disposição e, principalmente, com a proximidade das instalações.
Em Saint-Ouen, o COB terá cinco instalações a apenas 600 metros da Vila Olímpica. Elas incluem Château Saint-Ouen, Escola Petit Prince; Parque das Docas, Ginásio das Docas e Serra Wangari. Dessa forma, cada um destes locais oferecerá serviços específicos no período dos Jogos.
*De Comitê Olímpico do Brasil (COB)