8 5
Siga o OTD

Taekwondo

Ícaro Miguel e Raiany Fidélis são prata no Aberto da Holanda

Ícaro Miguel e Raiany Fidélis vencem duas lutas cada, perdem na final e conquistam a prata no Aberto da Holanda

Raiany Fidélis medalha no Aberto da Holanda de Taekwondo
(Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br/Arquivo)

O Brasil conquistou duas medalhas de prata no primeiro dia do Aberto da Holanda de taekwondo, neste sábado (11). Ícaro Miguel (80kg) e Raiany Fidélis (73kg) venceram duas lutas cada e perderam na final de suas respectivas categorias. Outros nove brasileiros entraram em ação, sendo que Camila Bezerra (49kg), Flávio Marques e Luiz Aquino (58kg) chegaram até as quartas de final.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Líder do ranking mundial da categoria até 87kg, Ícaro Miguel estreou já nas oitavas de final no Aberto da Holanda. Ele enfrentou o australiano Tyrone Staben e levou a melhor, garantindo uma medalha. Já na semifinal, ele passou pelo espanhol Sergio Amoedo. Na grande decisão, o mineiro foi superado pelo uzbeque Nikita Rafalovich, número 8 do mundo. Assim, ficou com o vice-campeonato.
+ Brasil avança com sete na etapa de Peniche da WSL
+ Vitor Ishiy e Bruna Takahashi avançam às oitavas do Grand Smash de Singapura
+ Bia Haddad avança nas duplas em Indian Wells
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAM E TIK TOK

Ícaro Miguel taekwondo
Ícaro Miguel é o número 1 do mundo no taekwondo (Foto: Wander Roberto/COB/Arquivo)

Raiany Fidélis também estreou nas quartas de final da categoria até 73kg. Ela precisou vencer duas alemãs para chegar até a final. Primeiro, superou Darija Husovic e, em seguida, superou Yanna Schneider, sétima colocada do ranking mundial de taekwondo. Ela vinha embalada, mas perdeu a final para a chinesa Zequi Zhou, número 12 do mundo. Raiany aparece na 27ª colocação do ranking.

Quartas de final

Três brasileiros chegaram até as quartas de final e ficaram a uma vitória da medalha. Luiz Aquino (58kg) chegou no top-8 após vencer o britânico Zack Sarsoza e o honconguês Chiok Chun Yin. Valendo uma medalha, ele perdeu para o espanhol Samuel Irago. Ainda entre os homens, Flavio Marques (54kg) superou o britânico Neil Kaczan e perdeu para o azeri Rahid Valiyev.

Já na até 49kg, Camila Bezerra foi a cabeça de chave número 3 e entrou de forma direta nas oitavas de final. Ela bateu a australiana Sofia Querubin em sua estreia, mas perdeu para a chinesa Xiaolu Wang nas quartas. Assim, ficou em quinto lugar. Na mesma categoria, Larissa Rossi superou a estadunidense Montana Miller e perdeu nas oitavas para a britânica Maddison Moore.

Outros brasileiros

Pela categoria até 46kg, Renata Vidotto e Julia Schlinkert tiveram trajetórias idênticas. Ambas venceram uma australiana na primeira rodada e perderam para japonesas nas oitavas de final. Renata superou Tiarnagh Sweeney, mas perdeu para Ruka Okamoto. Enquanto isto, Julia Schlinkert ganhou de Ambrosia Landsberg e caiu diante de Hinata Okazaki.

Gabriel Turibio competiu na categoria até 74kg, uma das mais cheias da competição, com 39 atletas. Ele chegou a vencer o francês Aliou Mane, mas caiu diante do australiano Leon Sejranovic nas oitavas de final. Na mesma disputa, Lucas Souza perdeu para o tailandês Jack Mercer na estreia. Bryan Erkmann (80kg) também perdeu para o alemão Vincent Hoermann na primeira luta.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Taekwondo