Siga o OTD

Taekwondo

Ícaro Miguel e Raiany Fidélis são prata no Aberto da Holanda

Ícaro Miguel e Raiany Fidélis vencem duas lutas cada, perdem na final e conquistam a prata no Aberto da Holanda

Raiany Fidélis medalha no Aberto da Holanda de Taekwondo
(Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br/Arquivo)

O Brasil conquistou duas medalhas de prata no primeiro dia do Aberto da Holanda de taekwondo, neste sábado (11). Ícaro Miguel (80kg) e Raiany Fidélis (73kg) venceram duas lutas cada e perderam na final de suas respectivas categorias. Outros nove brasileiros entraram em ação, sendo que Camila Bezerra (49kg), Flávio Marques e Luiz Aquino (58kg) chegaram até as quartas de final.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Líder do ranking mundial da categoria até 87kg, Ícaro Miguel estreou já nas oitavas de final no Aberto da Holanda. Ele enfrentou o australiano Tyrone Staben e levou a melhor, garantindo uma medalha. Já na semifinal, ele passou pelo espanhol Sergio Amoedo. Na grande decisão, o mineiro foi superado pelo uzbeque Nikita Rafalovich, número 8 do mundo. Assim, ficou com o vice-campeonato.
+ Brasil avança com sete na etapa de Peniche da WSL
+ Vitor Ishiy e Bruna Takahashi avançam às oitavas do Grand Smash de Singapura
+ Bia Haddad avança nas duplas em Indian Wells
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAM E TIK TOK

Ícaro Miguel taekwondo
Ícaro Miguel é o número 1 do mundo no taekwondo (Foto: Wander Roberto/COB/Arquivo)

Raiany Fidélis também estreou nas quartas de final da categoria até 73kg. Ela precisou vencer duas alemãs para chegar até a final. Primeiro, superou Darija Husovic e, em seguida, superou Yanna Schneider, sétima colocada do ranking mundial de taekwondo. Ela vinha embalada, mas perdeu a final para a chinesa Zequi Zhou, número 12 do mundo. Raiany aparece na 27ª colocação do ranking.

Quartas de final

Três brasileiros chegaram até as quartas de final e ficaram a uma vitória da medalha. Luiz Aquino (58kg) chegou no top-8 após vencer o britânico Zack Sarsoza e o honconguês Chiok Chun Yin. Valendo uma medalha, ele perdeu para o espanhol Samuel Irago. Ainda entre os homens, Flavio Marques (54kg) superou o britânico Neil Kaczan e perdeu para o azeri Rahid Valiyev.

Já na até 49kg, Camila Bezerra foi a cabeça de chave número 3 e entrou de forma direta nas oitavas de final. Ela bateu a australiana Sofia Querubin em sua estreia, mas perdeu para a chinesa Xiaolu Wang nas quartas. Assim, ficou em quinto lugar. Na mesma categoria, Larissa Rossi superou a estadunidense Montana Miller e perdeu nas oitavas para a britânica Maddison Moore.

Outros brasileiros

Pela categoria até 46kg, Renata Vidotto e Julia Schlinkert tiveram trajetórias idênticas. Ambas venceram uma australiana na primeira rodada e perderam para japonesas nas oitavas de final. Renata superou Tiarnagh Sweeney, mas perdeu para Ruka Okamoto. Enquanto isto, Julia Schlinkert ganhou de Ambrosia Landsberg e caiu diante de Hinata Okazaki.

Gabriel Turibio competiu na categoria até 74kg, uma das mais cheias da competição, com 39 atletas. Ele chegou a vencer o francês Aliou Mane, mas caiu diante do australiano Leon Sejranovic nas oitavas de final. Na mesma disputa, Lucas Souza perdeu para o tailandês Jack Mercer na estreia. Bryan Erkmann (80kg) também perdeu para o alemão Vincent Hoermann na primeira luta.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Taekwondo