Siga o OTD

Taekwondo

Brasil conquista nove medalhas no Pan Am Series I na Costa Rica

Brasil leva nove medalhas no Pan Am Series I, sendo seis de ouro. País foi ao pódio seis vezes no Canadá Open

Taekwondo Brasil Pan Am Series I

O Brasil conquistou nove medalhas no Pan Am Series I de taekwondo, realizado em Heredia, na Costa Rica, neste sábado (25). Foram cinco ouros no kyorugi, com Paulo Melo (58kg), Milena Titoneli (67kg), Maria Clara Pacheco (57kg), Gabriele Siqueira (+73kg) e Henrique Marques (80kg), e um no poomsae, com João Carlos/Nicole Maciel, além de duas pratas e um bronze. No mesmo dia, o país ainda foi ao pódio seis vezes no Canadá Open, sendo um ouro de Maicon Siqueira (+87kg).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
+ Marcelo Melo e Juan Cabal ficam com o vice do Rio Open
Vitor Tavares é ouro nas duplas no Internacional da Espanha
Bia Ferreira é campeã do Torneio de Strandja de boxe
SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Competição preparatória para o Qualificatório para os Jogos Pan-Americanos Santiago-2023, o Pan Am Series I foi contou com a participação de 175 atletas em dez categorias. O grande destaque da competição foi Milena Titoneli, medalhista de bronze no último Mundial, que foi eleita a melhor atleta da competição. Ela levou o ouro na categoria até 67kg após vencer três lutas. Na final, passou pela dominicana Madelyn Rodriguez.

Milena Titoneli Pan Am Series I
Milena Titoneli levou o ouro e o prêmio de melhor atleta do torneio (Foto: Reprodução/Instagram)

Quem também foi destaque foi Paulo Ricardo Melo. Ele faturou o ouro na categoria até 58kg, a mais recheada da competição, após vencer quatro duelos. Na final, superou o mexicano Cesar Rodriguez. Henrique Marques (80kg) venceu o dominicano Moises Hernandez na final, enquanto Gabriele Siqueira (+73kg) superou a mexicana Paloma Garcia. Já Maria Clara Pacheco (57kg) passou pela cubana Tamara Robles.

De olho em Santiago

Todos os atletas que conquistaram a medalha de ouro no Pan Am Series I estarão no Qualificatório para os Jogos Pan-Americanos, a acontecer em março, no Rio de Janeiro. Gabriele Siqueira é a única que competiu fora da categoria olímpica (+67kg). Completam a lista de participantes no evento classificatório: Talisca Reis (49kg), Edival Marques (68kg) e Ícaro Miguel (+80kg).

Outros três brasileiros medalharam no Pan Am Series de taekwondo pelo kyorugi. Nivea Barros (49kg) levou a medalha de prata após perder a final para a mexicana Daniela Souza. Giovanni Aubin (54kg) também perdeu a decisão para o dominicano Cristofer Reyes e levou a prata. Já Allif Souza foi bronze na categoria até 87kg, que teve apenas cinco participantes.

João Victor Soares e Nicole Maciel Pan Am Series I de taekwondo
João Victor e Nicole Maciel no pódio do Pan Am Series (Foto: DIvulgação/CBTKD)

O Brasil ainda conquistou uma medalha de ouro no poomsae. João Carlos Soares Mota de Sousa e Nicole Maciel Marcos, que também estarão no Qualificatório, triunfaram na categoria Duplas Freestyle. Os atletas superaram Porto Rico e Peru, países com tradição na modalidade.

Maicon Siqueira é ouro no Canadá Open

Além da Costa Rica, o taekwondo brasileiro também obteve conquistas no Canadá neste sábado. Competindo no Canadá Open, em Vancouver, o medalhista olímpico Maicon Siqueira o ouro na categoria acima de 87kg. O jovem Leandro Souza levou o bronze na até 87kg, enquanto Camila Bezerra (49kg), Gabriel Ramos (63kg), João Victor Diniz (68kg) e Celydiene Carneiro (62kg) ficaram com bronzes.

*Com informações da Confederação Brasileira de Taekwondo

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Taekwondo