Siga o OTD

Santiago 2023

Brasil é convocado para o Qualificatório do Pan de Santiago

Com cinco medalhistas em Lima-2019, seleção de taekwondo é convocada para o Qualificatório de Santiago-2023

Taekwondo do Brasil convocado para o Qualificatório de Santiago 2023
(Foto: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br)

A seleção brasileira de taekwondo foi convocada para o Qualificatório para os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. Dez atletas foram chamados, sendo cinco homens e cinco mulheres, um para cada categoria em disputa. Medalhistas no último Mundial, Edival Marques (68kg) e Milena Titoneli (67kg) estão na lista. O torneio ocorrerá no Rio de Janeiro, em 22 e 23 de março.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Entre os homens, foram chamados três atletas que medalharam na última edição dos Jogos Pan-Americanos: Paulo Ricardo Melo (58kg), Edival Marques, o Netinho (68kg) e Ícaro Miguel (68kg). Completa a lista de convocados no kyorugi Henrique Fernandes (80kg), que foi vice-campeão dos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022. No poomsae, João Carlos de Sousa será o representante brasileiro no torneio.

+ Thiago Monteiro vence Dominic Thiem na estreia do Rio Open
+ Luiz Oliveira e Yuri Falcão vencem estreia no Strandja Tournament de boxe
+ Giulia Takahashi e Luca Kumahara superam o quali no WTT Feeder de Dusseldorf II
+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Já no feminino, o Brasil contará com duas atletas que subiram no pódio em Lima-2019: Talisca Reis (49kg) e Milena Titoneli (67kg). A novidade ficou por conta de Maria Clara Pacheco (57kg), que competirá pela primeira vez com a seleção brasileira adulta. A experiente Gabriele Siqueira (+67kg) e Nicole Maciel Marcos (poomsae) fecham a lista de convocadas.

Vagas em jogo

O Torneio Qualificatório do taekwondo distribuirá 108 vagas para os Jogos Pan-Americanos Santiago-2023, que acontecerão em outubro. Serão 12 atletas classificados em seis das oito categorias de peso – apenas a +67kg (feminina) e a +80kg (masculina) darão apenas dez vagas. Enquanto isto, o poomsae terá cotas para os oito primeiros colocados de cada naipe.

Vale destacar que os medalhistas de ouro dos Jogos Pan-Americanos Júnior Cali-2021 já têm vaga assegurada em Santiago. Assim, o Brasil tem uma atleta garantida na competição: Sandy Macedo, que triunfou na categoria até 57kg. Caso Maria Clara consiga classificação através do torneio classificatório, o país terá duas representantes em uma única categoria.

O Brasil tem ganhado destaque no taekwondo no cenário continental nos últimos anos. O país teve sua melhor participação em Jogos Pan-Americanos na última edição, quando conquistou sete medalhas. Foram dois ouros (Milena Titoneli e Edival Marques), duas pratas (Ícaro Miguel e Talisca Reis) e três bronzes (Paulo Ricardo, Maicon Siqueira e Raiany Fidélis).

Convocados para o Qualificatório de Santiago-2023:

MASCULINO
58kg: Paulo Ricardo Souza de Melo.
68kg: Edival Marques Quirino Pontes.
80kg: Henrique Marques Rodrigues Fernandes.
80kg: Ícaro Miguel Martins Soares.
Poomsae: João Carlos Soares Mota de Sousa.

FEMININO
49kg: Talisca Jezierski dos Reis.
57kg: Maria Clara Lima Pacheco.
67kg: Milena Titoneli Guimarães.
+67kg: Gabriele Cristina Ribeiro de Siqueira.
Poomsae: Nicole Maciel Marcos.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Santiago 2023