A seleção brasileira de taekwondo está definida para a temporada 2023. O Grand Slam da modalidade aconteceu no último final de semana, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, e serviu como seletiva para definir os 16 integrantes da equipe que vai representar o país nas principais competições do ano.
+ Brasil terá 22 atletas no Grand Slam de Tel Aviv de judô
Os olímpicos Ícaro Miguel (87kg), Milena Titoneli (67kg) e Maicon Siqueira (+87kg) confirmaram o favoritismo e triunfaram em suas categorias. A grande surpresa da competição foi Edival Marques, o ‘Netinho’, vice-campeão mundial no ano passado, que perdeu para Vinicius Assis na categoria até 74kg.
Netinho era o principal favorito para ficar com a vaga, já que foi medalhista de prata nesta categoria no Mundial do ano passado. Além disso, o paraibano de 25 anos representou o Brasil na Olimpíada de Tóquio na categoria até 68kg. Ele chegou a vencer duas lutas no Grand Slam, mas perdeu na final para o jovem Vinicius Assis.
Vinicius tem 20 anos e é um dos nomes da nova geração do taekwondo brasileiro. Antes desta edição, ele já havia conquistado o Grand Slam outras duas vezes, em 2019 – competindo no juvenil – e em 2020 – quando Netinho não participou. O mineiro terá a oportunidade de ser o titular da categoria até 74kg, com isso, participar do Mundial, em maio.
Milena Titoneli x Sandy Macedo
O embate mais esperado do Grand Slam de taekwondo foi entre Milena Titoneli e Sandy Macedo, na final da categoria até 67kg. Sandy subiu de categoria para esta competição. Ela, que tem 21 anos, fez sucesso no peso até 57kg, conquistando o ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior Cali-2021 e nos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022, além de um bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018.
Enquanto isto, Milena competiu ‘em casa’. Experiente na categoria até 67kg, ela foi quinta colocada na Olimpíada de Tóquio e conquistou a medalha de bronze no Mundial do ano passado. Enfrentando Sandy Macedo na final, Milena se impôs e levou a vitória, garatindo mais um ano de titularidade na seleção.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Os destaques do Grand Slam ficaram por conta do potiguar Paulo Ricardo (54kg) e da alagoana Maria Clara Lima Pacheco (57kg), que venceram suas respectivas categorias e foram eleitos os melhores atletas da competição.
Vencedores do Grand Slam de taekwondo 2023:
Masculino:
-54kg – Paulo Ricardo Souza De Melo / RN
-58kg – Matheus Marciano Bartholo / SP
-63kg – Eduardo Luiz Baretta / SC
-68kg – João Victor Souza Diniz / SC
-74kg – Vinícius Assis Matos / MG
– 80kg – Lucas De Krishna Ostapiv / SC
-87kg – Ícaro Miguel Martins Soares / MG
+87kg – Maicon De Andrade Siqueira / SP
Feminino:
-46kg – Dangela Araujo Guimaraes / GO
-49kg – Camila Silva Bezerra / SP
-53kg – Larissa Nascimento Rossi Santos / AC
-57kg – Maria Clara Lima Pacheco / AL
-62kg – Caroline Gomes Dos Santos / SP
-67kg – Milena Titoneli Guimarães / SP
-73kg – Thaisa Da Silva Batista De Souza / RJ
+73kg – Gabriele Cristina Ribeiro De Siqueira / SP