8 5
Siga o OTD

Taekwondo

Edival Pontes leva a prata no Mundial de taekwondo

Edival Pontes, o Netinho, é vice-campeão mundial da categoria até 74kg no taekwondo. Essa é a segunda medalha do Brasil no Campeonato Mundial de 2022

Edival Pontes, o Netinho, ganhou a prata no Mundial de taekwondo. Na foto, ele dá um chute na cabeça de adversário
(Foto: Getty Images)

O Brasil conquistou mais uma medalha no Campeonato Mundial de taekwondo, disputado em Guadalajara no México. Após o bronze de Milena Titonelli, Edival Pontes, o Netinho, ganhou a prata na categoria até 74kg. A quinta-feira (17) também teve outros dois quintos lugares para o Brasil com Maicon Andrade (+80kg) e Gabriele Siqueira (+73kg).

+ Alice e Camilla se classificam para a final do Mundial de ginástica de trampolim

Cabeça de chave número 1 da sua categoria, Edival Pontes estreou direto na fase de 32. O brasileiro derrotou Oleksandr Chumachenko, da Ucrânia por 2 a 0 (parciais de 2*-2 e 9-3). Nas oitavas, Farzad Mansouri, da Equipe de Refugiados. Vitória de Netinho novamente em dois rounds (10-2 e 4-3). O brasileiro garantiu a medalha após a vitória nas quartas de final. Edival Pontes enfrentou o georgiano Zurab Kintsurashvili e venceu o combate por 2 a 0 (3-1 e 6-0).

Na semifinal, Netinho encarou o tunisiano Firas Katousi. O africano levou a melhor no primeiro round, vencendo por 2 a 1. No segundo, Edival Pontes venceu a parcial por 2 a 0 e empatou o duelo. No terceiro round, duelo truncado até os 20 segundos finais, quando Netinho conseguiu 4 pontos, contra três do tunisiano, para avançar à final.

Netinho acabou superado pelo espanhol Daniel Quesada Barrera, Netinho acabou perdendo o primeiro round da final por 5 a 1. O brasileiro começou bem no round seguinte, com um golpe para quatro pontos, mas o espanhol conseguiu a virada, para vencer a parcial por 8 a 4 e fechar o duelo.

Maicon e Gabriele chegam nas quartas

O medalhista olímpico Maicon Andrade era o cabeça de chave número 2 da categoria acima de 87kg. O brasileiro venceu Jung Jiun-jie, de Taiwan, na sua primeira luta no Mundial de taekwondo. Maicon ganhou o combate por 2 a 0, com parciais de 3-2 e 2-0. Nas oitavas, vitória sobre o britânico Caden Cunningham por 2 a 1 (2-2*, 3-0 e 3-1). Nas quartas de final, Maicon foi superado pelo espanhol Ivan Garcia Martinez. O adversário do brasileiro venceu a luta por 2 a 0 (4-2 e 10-5).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na categoria acima de 73kg feminina, Gabriele Siqueira estreou direto nas oitavas de final. A brasileira estreiou com vitória contra Pan Yun-Ci, de Taiwan, por 2 a 1. Nas quartas, Gabriele foi superada pela alemã Lorena Brandl (cabeça de chave número 1) por 2 a 0 (3-0 e 7-3).

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Taekwondo