Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Rio-2016, Maicon Andrade, de 29 anos, voltou a fazer história pelo taekwondo brasileiro. Único medalha de ouro do país em Grand Prix com o título conquistado em Sófia em 2019, ele repetiu o feito neste domingo ao subir no lugar mais alto do pódio no GP de Manchester, na Grã-Bretanha.
+Caroline Santos para em medalhista olímpica em Manchester
+Brasileiros perdem na estreia na abertura do GP de Manchester
+Silvana Cardoso leva o ouro no Grand Prix de Manchester
+Taewkondo brasileiro leva quatro medalhas na Holanda
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Para ser campeão, Maicon Andrade derrotou na final o britânico Caden Cuningham, de apenas 19 anos, que tinha sido responsável pela eliminação de Ícaro Miguel, brasileiro que ocupa o primeiro lugar do ranking mundial da categoria acima de 80 kg, nas quartas de final.
Antes, na semifinal, Maicon Andrade derrotou outro jovem, o turco Emre Kutalmış Ateşli, de 21 anos, atual campeão europeu e medalha de ouro no GP de Roma de 2022. O brasileiro usou a experiência para vencer apertado os dois rounds por 1/0 e 2/0.
Antes da semifinal, Maicon Andrade venceu três lutas nas fases classificatórias. Na estreia, ele bateu Lee Meng-en, da China Taipei, passou por Kang Yeon Ho, da Coreia do Sul (6/1 e 13/1), nas oitavas, e derrotou o mexicano Bryan Salazar nas quartas.
Já Icaro Miguel, que entrou no GP de Manchester como o cabeça de chave número 1, derrotou o esloveno Ivan Trajkovic por 10/5 e 10/4 antes de ser superado nas quartas de final por Caden Cuningham por 4/6, 5/5 e 1/2.
Além de Maicon Andrade e Ícaro Miguel, Gabriele Siqueira representou o Brasil neste domingo na categoria acima de 67 kg, mas caiu na estreia para a porto-riquenha Crystal Weekes na estreia da competição.