8 5
Siga o OTD

Taekwondo

Brasil fatura 40 medalhas (14 de ouro) no Aberto do Chile

Brasil deu show no Aberto do Chile de taekwondo com 14 ouros, 10 pratas e 16 bronzes, totalizando 40 medalhas nos dois dias de competição

Edival Pontes Netinho Aberto do Chile de taekwondo
Edival Pontes, o Netinho, ganhou uma das 14 medalhas de ouro conquistadas pelo Brasil no Aberto do Chile (Arquivo pessoal)

O Brasil dominou completamente o Aberto do Chile de taekwondo, disputado neste fim de semana em Santiago. Os atletas do país faturaram 40 medalhas, 14 de ouro, 10 de prata e 16 de bronze. Os nomes mais conhecidos que estiveram em ação foram Edival Pontes, o Netinho, que disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, e Maicon Andrade, medalha de bronze na Rio-2016. Os dois foram campeões de suas categorias.

+Maicon Andrade e técnico sofrem ataque racista em competição

No sábado, Netinho comandou um pódio 100% brasileiro na categoria até 74 kg. Ele foi o campeão derrotando o compatriota Vinícius Assis na final. Henrique Silva e Nickollas Ribeiro ficaram com as medalhas de bronze.

+Brasil acumula medalhas e é campeão geral do Panam Series III

Já Maicon Andrade foi campeão da categoria acima de 87 kg neste domingo. O medalhista olímpico faturou o ouro ao vencer uma final brasileira contra Allif Souza. Os chilenos Franco Muñoz e Fernando Baeza completaram o pódio, ficando com as medalhas de bronze.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Outro pódio 100% brasileiro aconteceu na categoria até 63 kg com medalha de ouro para Gabriel Ramos, prata para Eduardo Baretta e bronzes para Carlos Matthaus e João Vitor Ferreira. O país dominou também a categoria até 46 kg feminino com vitória de Dangela Guimarães na decisão contra Valéria Santos. Julia Dogani e Renata Mori ficaram com os terceiros lugares.

Na categoria até 54 kg masculina, o Brasil ficou com três das quatro medalhas. Giovanni Aubin foi o campeão, Leonardo Teixeira ficou com a prata e Flávio Marques levou um dos bronzes. O outro ficou com o argentino Tomas Rivero. Nos 53 kg feminino, a situação foi semelhante com ouro para Leonor Dias, segundo lugar para Larissa Nascimento e terceiro para Carolina Araújo ao lado da chilena Elizabeth Campos.

Celydiene Carneiro conquistou o título da categoria até 62 kg ao vencer a final brasileira contra Giovanna Correa. Yuliana Ruiz, da Argentina, e Francisca Zepeda, do Chile, ficaram com as medalhas de bronze.

Na categoria até 87 kg, Leandro Souza foi o campeão, superando o canadense Jordan Stewart na final, enquanto os brasileiros Matheus Gabriel e Fernando Manresa ficaram com as medalhas de bronze. Nos 58 kg, Juliano Lima colocou no peito o ouro ao bater Jorge Ramos, do Chile na final. Pedro Silva ficou com o terceiro lugar ao lado do peruano José Puma.

Nos 68 kg, Gabriel Santos superou o peruano Ignacio Morales na final para ficar com o título. O brasileiro Vytor Dos foi medalha de bronze ao lado do uruguaio Federico Gonzalez. Na categoria até 57 kg, Maria Clara Pacheco foi campeã e Vitória Lima ficou em terceiro lugar. As chilenas Javiera Lopez e Johanna Riveros ficaram, respectivamente, com prata e bronze.

De todas as categorias seniores em disputa, o Brasil só não foi campeão de três. Nos 80 kg, foram três brasileiros no pódio, mas o título foi conquistado por Joaquin Churchill, do Chile. Ele venceu na final Lucas Ostapiv, que ficou com a prata. Lucas Cristiano Souza e Vitor Porto foram bronze.

Na categoria até 73 kg, Gabriela Herculano perdeu a final para a chilena Claudia Gallardo e ficou com a medalha de prata. A brasileira Ana Morais e Catalina Eckstein, também do Chile, foram bronze. Para completar, na categoria atée 49 kg, Camila Bezerra foi vice-campeã, derrotada pela mexicana Daniela Paola Souza na decisão do ouro.

Além das 37 medalhas conquistadas nas categorias seniores, o Brasil faturou mais três ouros no cadete com Monique Fornara (55 kg), Yago Vasconcelos (49 kg) e Rayssa Oliveira (51 kg).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Taekwondo