A brasileira Gabriele Siqueira conquistou a medalha de bronze no Grand Prix de taekwondo em Paris, na França, neste domingo (04). Competindo na categoria acima de 67kg, ela venceu três lutas, incluindo a briânica Bianca Walkden, atual tricampeã mundial, antes de ser derrotada na semifinal pela atleta local Althéa Laurin. Entre os homens, Maicon Siqueira parou nas quartas de final, enquanto o líder do ranking mundial Ícaro Miguel foi derrotado nas oitavas.
+ Manoel Messias é ouro na Copa do Mundo de triatlo em Valencia
A trajetória da Gabriele
Em sua estreia na competição, Gabriele Siqueira conseguiu uma grande virada contra a francesa Marie Paule Ble. A brasileira perdeu o primeiro round por 4 a 1 e venceu o segundo por 1 a 0, forçando a terceira parcial. Por lá, Paule Ble saiu na frente e abriu 3 a 0 até o fim da luta. A nove segundos do fim, Gabriele acertou um soco e um chute rodante no colete da adversária e reverteu sua situação, ganhando por 5 a 3.
Empolgada pela grande vitória na estreia, Gabriele Siqueira encarou a britânica Bianca Walkden, atual tricampeã mundial e duas vezes medalhista olímpica no taekwondo, nas oitavas de final. Assim como na primeira rodada, a brasileira foi derrotada no primeiro round, por 3 a 0, e venceu os dois seguintes, por 8 a 4 e 8 a 0. O último foi ainda mais especial, já que a brasileira tomou a dianteira do placar desde o início e se defendeu muito bem da adversária, emplacando uma larga vantagem.
Medalha assegurada
Já nas quartas de final, Gabriele Siqueira enfrentou a alemã Lorena Brandl e mais uma vez conseguiu uma virada. Desta vez, a brasileira começou melhor e venceu o primeiro round por 5 a 1. Na segunda parcial, também saiu em vantagem, mas foi ultrapassada pela adversária e ficou com 6/4 atrás do placar. Quando tudo caminhava para um terceiro round, Gabi acertou um chute rodante no colete da adversária a cinco segundos do fim e conseguiu a virada, em 8 a 6.
Com a classificação para a semifinal, a brasileira assegurou seu lugar no pódio – não há disputa de terceiro lugar no taekwondo. Buscando chegar à final, ela enfrentou a francesa Althéa Laurin. No primeiro round, Laurin foi superior e venceu por 7 a 22 Já no segundo, a vantagem foi da brasileira, que ganhou no detalhe por 8 a 7. Na parcial decisiva, a francesa se saiu melhor e conseguiu a vitória por 10 a 4. Com a derrota na semi, Gabriela Siqueira ficou com a medalha de bronze.
O Brasil no Grand Prix de Paris
Esta foi a única medalha do Brasil neste Grand Prix de taekwondo, que reúne os 32 melhores atletas de cada categoria. Antes deste domingo, o país havia contado com a participação de oito atletas e nenhum deles haviam passado das oitavas de final. Neste último dia, além da medalha de Gabriele Siqueira, o medalhista olímpico Maicon Siqueira também esteve perto de ir ao pódio na categoria acima de 80kg masculina.
Bronze na Rio-2016, Maicon Siqueira foi dominante em sua primeira luta, contra o ucraniano Vladyslav Bondar, e venceu em dois rounds, por 6/1 e 5/0. Pela segunda rodada, o brasileiro encarou o norte-americano Jonathan Healy e venceu após os dois rounds terminarem empatados, em 4/4 e 0/0.
Nas quartas, Maicon teve o croata Ivan Sapina pela frente e saiu em vantagem, vencendo o primeiro round por 2 a 0. A segunda parcial terminou empatada em 2 a 2 e um terceiro round foi forçado. Por lá, Sapina levou a melhor e venceu por 7 a 4.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Também na categoria acima de 80kg, Ícaro Miguel foi derrotado em sua estreia. Líder do ranking mundial, o brasileiro entrou na disputa somente nas oitavas de final e perdeu para o britânico Caden Cunningham em dois rounds. O primeiro terminou com placar de 1 a 1 e o segundo, 7 a 4.