Siga o OTD

Taekwondo

Brasil conquista sete medalhas no primeiro dia da President’s Cup

Brasil conquista um ouro, quatro pratas e dois bronzes no primeiro dia de disputas da President’s Cup de Jacksonville

Edival Marques President's Cup
Netinho, que esteve na Olimpíada de Tóquio, foi ouro na President's Cup (Foto: Mastkd)

O Brasil iniciou sua participação nas disputas sênior da President’s Cup de taekwondo, em Jacksonville, Estados Unidos, neste sábado (20). O país faturou sete medalhas na abertura da competição, sendo uma de ouro com Edival Marques, o Netinho, na categoria até 74kg. Ainda houve quatro pratas, com Valeria Santos (46kg), Larissa Rodrigues (53kg), Sandy Macedo (57kg) e Maicon Andrade (+87kg), e dois bronzes, com Henrique Fernandes (80kg) e Gabriele Siqueira (+87kg).

+ Guilherme Porto para na repescagem do Mundial sub-20 de wrestling

Netinho precisou vencer quatro lutas para ficar com o título da categoria até 74kg. Primeiro, passou pelo senegalês Ousmane Sarr. Depois, bateu o norte-americano Lorenzo Buenaventura e já garantiu uma medalha. Pela semifinal, superou Brandon Sealy, também dos Estados Unidos. Já na grande decisão, o paraibano superou o canadense Tae Ku Park.

Pratas

Maicon Andrade taekwondo
Maicon Andrade conquistou o bronze na Rio-2016 (Foto: Arquivo/Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br)

O medalhista olímpico Maicon Andrade conquistou a medalha de prata na categoria acima de 87kg, após vencer duas lutas e perder na final para o norte-americano Jonathan Healy. Sandy Macedo, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior Cali-2021, também conquistou a prata após ganhar dois combates. Ela perdeu a final para a canadense Skylar Park.

Valéria Santos levou a medalha de prata na categoria até 46kg também vencendo duas lutas. Na final, foi derrotada pela costarriquenha Laura Sancho. Outra brasileira na categoria, Ana Julia Oliveira acabou derrotada ainda na primeira rodada.

President's Cup Sandy Macedo taekwondo
Sandy Macedo foi prata na President’s Cup (Foto: PATU/Mastkd/Arquivo)

Larissa Rodrigues faturou a prata na categoria até 53kg, vencendo três lutas e perdendo a decisão para a mexicana Fabiola Villegas. Julia Milan chegou até as quartas de final nesta categoria, enquanto a medalhista pan-americana Talisca Reis parou nas oitavas de final, em sua primeira luta.

Bronzes

Henrique Marques, que foi o porta-bandeira do Brasil nos Jogos Sul-Americanos da Juventude Rosario 2022, faturou a medalha de bronze na categoria até 80kg da President’s Cup. O jovem venceu duas lutas e chegou até as semifinais. Quem também faturou a medalha de bronze foi Gabriele Siqueira, na categoria acima de 73kg, disputa que teve apenas cinco atletas inscritas.

Henrique Fernandes segura a bandeira do Brasil após ouro no taekwondo em Rosario 2022
Henrique Fernandes segura a bandeira do Brasil após ouro no taekwondo em Rosario 2022 (Foto: Beto Noval/COB)

Outros brasileiros na President’s Cup

Outros seis brasileiros entraram em ação neste sábado. Vinicius Assis (74kg), Gabriel Ramos (63kg), João Victor Souza Diniz (68kg), Camila Bezerra (49kg) e Nivea Barros (49kg) chegaram até as quartas de final de suas respectivas categorias. Já William da Silva (63kg) perdeu ainda na primeira rodada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK   

Entre as disputas de jovens da President’s Cup de taekwondo, Pedro Henrique de Almeida faturou o ouro na categoria até 63kg do juvenil e Elis Vasconcelos foi campeã na categoria acima de 58kg do cadete. O Brasil encerrará sua participação na President’s Cup neste domingo, com mais dez atletas em ação, incluindo os atletas olímpicos Ícaro Miguel (87kg) e MIlena Titoneli (67kg).

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Taekwondo