A seleção do Brasil de parataekwondo conquistou três medalhas no Grand Prix da Bulgária. A medalhista de bronze na Paralimpíada de Tóquio Silvana Fernandes ficou com o ouro na categoria até 57 quilos; Nathan Torquato, campeão nos Jogos da capital japonesa, foi prata na até 63kg; e Cristhiane Neves levou um bronze na até 52kg nas disputas realizadas nesta segunda-feira (6) em Sofia. Ao todo, dez lutadores brasileiros estiveram presentes no torneio.
Com as três medalhas, o Brasil ficou em terceiro lugar geral na competição, atrás da Turquia e do México. Ao considerar apenas a disputa feminina, os pódios de Silvana e Cristhiane também colocaram o Brasil na terceira colocação, neste caso, superada pelas seleções de parataekwondo turca e uzbeque.
Top 3
“Foi um evento importante, com os melhores atletas do mundo em cada uma das categorias. Ter ficado no top 3 novamente, assim como aconteceu nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e no Mundial, mostra que o nosso trabalho tem sido bem feito. A perspectiva é a que a modalidade evolua ainda mais no Brasil para os Jogos de Paris 2024”, disse Rodrigo Ferla, coordenador técnico de parataekwondo na Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).
A participação do Brasil no Grand Prix da Bulgária de, o primeiro da modalidade, aconteceu após o país se destacar na estreia do Pan-Americano da modalidade. O evento foi realizado na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, no último mês de abril. Nessa competição, o Brasil foi o vice-campeão com 14 pódios. O México, com quatro medalhas de ouro, ficou com o primeiro lugar do torneio.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK