A World Taekwondo, a federação internacional da modalidade, anunciou a revogação da faixa preta honorária que havia concedido em 2013 ao presidente da Rússia, Vladmir Putin. O motivo é o conflito armado na Ucrânia. A entidade, em nota, afirmou condenar veementemente “os ataques brutais contra vidas inocentes na Ucrânia, que vão contra a visão da World Taekwondo de ‘Paz é Mais Precioso que Triunfo’ e valores de respeito e tolerância.”
Além disso, determinou, em solidariedade ao Comitê Olímpico Internacional, que os hinos e as bandeiras da Rússia e de Belarus, país aliado a Moscou, não serão exibidos nos eventos organizados pela entidade. Por fim, a World Taekwondo e a European Taekwondo Union não vão organizar ou reconhecer eventos da modalidade nos dois países. “Os pensamentos da World Taekwondo estão com o povo da Ucrânia e esperamos para um fim pacífico e imediato para essa guerra”, completa a nota.
World Taekwondo strongly condemns the brutal attacks on innocent lives in Ukraine, which go against the World Taekwondo vision of “Peace is More Precious than Triumph” and the World Taekwondo values of respect and tolerance.#PeaceIsMorePreciousThanTriumphhttps://t.co/nVTdxDdl2I
— World Taekwondo (@worldtaekwondo) February 28, 2022
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Judô e demais esportes
A iniciativa da World Taekwondo é semelhante à da Federação Internacional de Judô, que suspendeu Vladimir Putin de suas funções de presidente honorável e embaixador. O presidente russo é faixa preta e pratica a modalidade desde criança. Além disso, o Grand Slam de Kazan, marcado para o dia 20 a 22 de maio, também foi cancelado. As sanções esportivas aos russos ganhou força nos últimos dias e chegou também ao vôlei, esgrima, desportes aquáticos, ginástica artística e futebol.