O Brasil faturou neste sábado três medalhas no Aberto da França de taekwondo. Duas foram de ouro, conquistadas por Netinho Marques e Milena Titoneli, que representaram o país nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Já João Victor Diniz ficou com o bronze.
Cabeça-de-chave número 5 da categoria até 74 kg do Aberto da França de taekwondo, Netinho Marques, que disputou sua primeira competição depois dos Jogos Olímpicos, massacrou na estreia Gregory Portaro, de Monaco, por 31 a 0. Nas oitavas de final, contra o francês Hamady Gaye, o duelo foi mais difícil e o brasileiro suou para fazer 14 a 12. Nas quartas, o espanhol Raomón Domenech também não foi páreo para o lutador paraibano, que venceu por 13 a 6.
Com as três vitórias, Netinho Marques se classificou para encarar Daniel Barrera, da Espanha, cabeça de chave número 1 da competição, mas o brasileiro fez bonito, derrotou o rival por 15 a 11 e se classificou para decidir a medalha de ouro contra o belga Badr Achab.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A final foi emocionante e Netinho Marques conquistou a vitória e o título do Aberto da França de taekwondo por apenas um ponto de vantagem: 13 a 12.
Cabeça de chave número 2 da categoria até 67 kg, Milena Titoneli estreou nas oitavas de final e superou a espanhola Andre Exposito por 17 a 4. Nas quartas, a dinamarquesa Jasmin Andersen tentou complicar, mas perdeu por 9 a 6.
Com as duas vitórias, Milena Titoneli já tinha no mínimo uma medalha de bronze garantida, mas ela queria mais e teve pela frente duas lutas muito difíceis para chegar ao ouro. Na semifinal, ela fez 15 a 14 na francesa Magda Wiet-Henin e, na decisão, superou a britânica Lauren Williams, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, para conquistar o título.
Para completar o dia de conquistas do Brasil no Aberto da França de taekwondo, João Victor Souza Diniz conquistou a medalha de bronze na categoria até 68 kg. Para chegar ao pódio, o brasileiro venceu as três primeiras lutas, contra o italiano Simone Crescenzi por 11 a 9, contra o chileno Ignacio Morales por 7 a 2 e contra o americano Khalfani Harris por 14 a 13. Na semifinal, no entanto, ele não conseguiu passar pelo sueco Ali Alian, que venceu por 18 a 13.