No último final de semana, a delegação brasileira brilhou no Costa Rica Open de Taekwondo G1, conquistando o título de campeã geral deste evento realizado na cidade de San José.
Além do título geral, tanto na divisão feminina como masculina, o Brasil também foi o grande campeão. No feminino, ficou seguido de Honduras, em segundo lugar, e Canadá, em terceiro. No masculino, República Dominicana ficou em segundo e Estados Unidos na terceira classificação.
No total, a equipe brasileira conquistou dez medalhas no evento G1, que vale 10 pontos no Ranking Mundial e Olímpico, com quatro ouros, duas pratas e quatro bronzes; sendo que no Open de Poomsae, o Brasil também roubou as atenções, com cinco campeões e dois vice-campeões.
No Open G1, Leonor Lima, foi a campeã da categoria -53Kg, após vencer a final contra a dinamarquesa Sarah Malykke. Caroline Santos também foi a grande vencedora na final da categoria -62Kg, que disputou com a americana Ara White. Os outros dois ouros brasileiros foram conquistado por Raiany Pereira, na categoria -73Kg, e por Lucas Oliveira, na categoria -87Kg.
Na categoria -46Kg, Dangela Guimarães, ficou em segundo lugar, ficando com a medalha de prata. Henrique Precioso, da categoria -74Kg também foi vice-campeão
No feminino -57Kg, Rafaela Araujo foi bronze, tal como Diego Daibert Almeida, na categoria masculino -68Kg; João Pedro Chaves, na categoria -80Kg; e Icaro Soares, na categoria -87Kg.
O Poomsae brasileiro também alcançou um grande feito internacional neste evento, com sete medalhas, das quais cinco ouros e duas pratas. Os campeões brasileiros no Poomsae foram Marcio Losada, na categoria até 50 anos; Renato Ribeiro, que disputou até 60 anos; Moyses Takanohashi e Luiza Yabiku, ambos acima de 65 anos; e ainda a dupla Cadete Rodrigo Fidalgo e Isabelle Pimentel.
No individual até 40 anos, Manoela Pontual foi medalha prata, repetindo a conquista na categoria Dupla acima de 30 anos, que compôs com Marcio Losada.
O nosso país ainda se destacou na competição pelo fato de dois brasileiros terem sido distinguidos pela organização do evento. Leonor Dias, que foi campeã na categoria -53Kg, recebeu o título de melhor atleta, no feminino, tal como aconteceu no Argentina Open. Enquanto isso, Rodney Saraiva foi nomeado o melhor técnico feminino do evento.