A Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) divulgou nesta segunda-feira, dia 13/1/2020, a lista de convocados para o evento Qualificatório Olímpico Pan-Americano que será realizado em Heredia, na Costa Rica, nos dias 11 e 12 de março.
Talisca Reis, Milena Titonelli, Edival Marques Pontes e Ícaro Martins foram os escolhidos da CBTK para tentarem as últimas vagas para Tóquio 2020. Sendo assim, Maicon Andrade, medalha de bronze na Rio-2016, não irá para os próximos Jogos Olímpicos.
O Qualificatório Olímpico Pan-Americano de taekwondo é a ultima oportunidade para classificação dos atletas do continente Americano para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Os dois primeiros colocados, em cada categoria, garantem vaga para os Jogos Olímpicos, na respectiva categoria de peso.
Assim como na Olimpíada, no evento Qualificatório Olímpico são disputadas apenas as categorias Olímpicas.
Feminino: até 49 quilos, até 57 quilos, até 67 quilos e acima de quilos.
Masculino: até 54 quilos, até 68 quilos, até 80 quilos e acima de 80 quilos.
Cada delegação pode enviar dois atletas por gênero (masculino e feminino). As equipes que alcançaram classificação de atletas pelo ranking olímpico poderão enviar o número restante de representante.
+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE
A coordenadora técnica da CBTKD, Natália Falavigna comentou sobre as expectativas dos brasileiros no Qualificatório Olímpico. “Foi um processo árduo, com informações e resultados apurados, em virtude da qualidade que o Taekwondo brasileiro se encontra. A comissão técnica, formada pelos treinadores e consultor internacional, seguiu os critérios divulgados anteriormente, analisando as performances, possibilidades e cenário internacional de todos os atletas. Antes de falar de Jogos Olímpicos temos uma batalha dura que é o qualificatório. Sabemos que será um evento difícil, com alto nível técnico, mas confiamos no trabalho e qualidade dos atletas e da comissão técnica e vamos continuar nos preparando para alcançarmos resultados expressivos, como nas temporadas anteriores”.
Confira os convocados para o Qualificatório Olímpico Pan-Americano:
Feminino
Até 49k – Talisca Jezierski dos Reis
idade: 29 anos
Equipe: Rio Claro / Pro Team
Histórico: Vice-Campeã dos Jogos Pan-Americanos 2019; Vice-Campeã no Grand Prix de Roma 2018; Campeã do Campeonato Pan-Americano 2018; Campeã do Campeonato Pan-Americano Aberto 2018.
Até 67kg – Milena Titonelli Guimarães
idade: 21 anos
Equipe: São Caetano / Two Brothers Team
Histórico: Campeã dos Jogos Pan-Americanos 2019; Bronze no Campeonato Mundial 2019; Campeã no U.S. Open 2019; Campeã do Campeonato Mundial Militar 2018.
Masculino
Até 68kg – Edival Marques Quirino Pontes
idade: 22 anos
Equipe: Rio Claro / Pro Team
Histórico: Campeão dos Jogos Pan-Americanos 2019; Bronze no Grand Prix Chiba 2019; 5º lugar no Grand Prix Final 2019; Campeão do Campeonato Pan-Americano 2018; Campeão do Campeonato Pan-Americano Aberto 2018; Bronze no Grand Prix de Moscou 2018; Bronze no Grand Prix Taoyuan 2018;
Até 80kg – Ícaro Miguel Martins Soares
idade: 24 anos
Equipe: São Caetano / Two Brothers Team
Histórico: Vice-Campeão Jogos Pan-Americano 2019; Vice-Campeão do Campeonato Mundial 2019; Bronze no Grand Prix de Sofia 2019; Campeão Campeonato Pan-Americano Aberto 2018; Vice-campeão do Campeonato Pan-Americano
Equipe Multidisciplinar no Qualificatório Olímpico Pan-Americano:
Técnicos: Clayton dos Santos, Diego Guimarães Ribeiro e Reginaldo dos Santos.
Analista de desempenho: Paula Avakian
Fisioterapeuta: Fabio Barbosa Lins