A caminhada do taekwondo brasileiro rumo a Tóquio sofreu um revés e tanto. No Grand Prix Final de Moscou, a equipe do Brasil não conseguiu avançar nas chaves, perdeu a chance de somar pontos e não irá classificar nenhum atleta para a próxima olimpíada pelo ranking.
+ CONFIRA OS RESULTADOS DA COMPETIÇÃO
O GP Final de Moscou é o penúltimo evento antes do fechamento do ranking olímpico para Tóquio 2020. As finais serão disputadas no sábado (6). Os cinco primeiros rankiados de cada categoria estão garantidos na próxima olimpíada. O GS de Wuxi, na China, na semana que vem, também garante uma vaga direta aos campeões.
Agora resta ao Brasil buscar as vagas para Tóquio no GS de Wuxi, o caminho mais complicado, ou no Pré-Olímpico Continental de taekwondo. Só que apenas quatro atletas podem participar da competição continental, dois de cada gênero.
GP Final Moscou
Na categoria até 58kg, Paulo Melo caiu nas oitavas de final. O italiano Vito Dellaquila fez 23 a 7 e eliminou o brasileiro.
No feminino até 67kg, Milena Titoneli também caiu nas oitavas. A britânica Lauren Williams ganhou por 30 a 21.
Talisca Reis, da categoria até 49kg, foi eliminada de cara, nas oitavas de final, pela vietnamita Thi Truong, no desempate após o 8 a 8 no tempo regulamentar.
Até 80kg, Icaro Martins venceu na primeira luta. Contra o norte-americano Thomas Rahimi, o brasileiro fez 15 a 10 e avançou para as quartas. Mas diante de Milad Beigi, do Azerbaidjão, Icaro foi superado por 20 a 8.
Edival Pontes também venceu sua primeira luta. Contra o croata Lovre Brecic, o brasileiro avançou no tempo extra. Só que as quartas de final reservaram um confronto indigesto para Netinho. Dae-Hoon Lee, da Coreia do Sul, um dos melhores de todos os tempos do taekwondo, deu poucas chances e venceu por 19 a 12, em grande combate de Edival Pontes.
Na categoria acima dos 80kg, Maicon Andrade foi outro que caiu na estreia. Contra o alemão Alexander Bachmann, Maicon fez um combate duro e perdeu por 20 a 18.