Finalmente saiu a primeira medalha dourada do taekwondo brasileiro em Grand Prix Mundial. Neste sábado (19) Maicon Andrade, da categoria acima de 80kg, foi o grande campeão do GP de Sofia, na Bulgária.
O taekwondo do Brasil já tinha conquistado oito medalhas no GPs ao redor do mundo mas nunca uma de ouro. Maicon Andrade fez um campeonato exemplar na Bulgária.
Uma publicação compartilhada por Maicon Andrade (@maiconandradetkd) em
Em 2019 o Brasil tinha conquistado a medalha de bronze, com Gabriele Siqueira, na etapa de Roma. Com mais a medalha de ouro de Maicon Andreade, o Brasil já conquistou nove medalhas, sendo uma de ouro, três de prata e cinco de bronze.
Histórico do Brasil em Grand Prixs de taekwondo: Ouro Maicon Andrade – 2019 – Sofia Prata Talisca Reis – 2018 – GP Roma Guilherme Dias Alves – 2014 – GP Suzhou Guilherme Felix – 2013 – GP Manchester Bronze Gabriele Siqueira – 2019 – Roma Edival Pontes – 2018 – GP Taiwan Edival Pontes – 2018 – GP Moscou Maicon Andrade – 2018 – GP Roma Iris Tang Sing – 2017 – GP Londres
Sem falar que o GP de Sofia, na Bulgária, além da glória de ser campeão, valia 40 pontos no Ranking Mundial e Ranking Olímpico.
Os cinco primeiros colocados no Ranking Olímpico, no final do ano de 2019, garantem vaga direta aos Jogos de Tóquio. Mais uma vaga ainda é confirmada em 2019, ao vencedor do circuito Grand Slam, realizado uma vez por ano, durante todo ciclo Olímpico.
Em 2020 as vagas restantes serão disputadas nos torneios qualificatórios continentais. O das Américas será na Costa Rica, entre nos dias 10 e 11 de março.