Neste sábado (30), onze brasileiros participaram das disputas do Aberto da Alemanha de taekwondo, que acontece na cidade de Hamburgo. Ao término das competições do dia, no naipe masculino, Paulo Melo (54kg) e Gabriel Ramos (58kg) levaram medalhas de ouro e bronze para casa, respectivamente.
Na campanha até o título, Paulo Melo derrotou os adversários com tranquilidade. No primeiro combate, o adversário foi Hayate Suzuki, do Japão. Com autoridade, Melo anotou 23 a 2 para avançar. Nas quartas de final, contra o dinamarquês Amine Derai, placar de 20 a 6 e novamente classificação garantida.
Diante de Sapargali Abdirashev, do Cazaquistão, o dobro da pontuação: 18 a 9. Para fechar, na grande decisão, Paulo Melo enfrentou Mahmadou Maharana, dono da casa, e mais uma vez soube como controlar a luta. Administrando as investidas do rival, anotou 28 a 18 para faturar o ouro.
Na categoria até 58kg, Gabriel Ramos teve bom avanço após passar por confrontos extremamente equilibrados. Na abertura, vitória por 10 a 9 sobre o sueco Abdullahi Mohamed. Pelas oitavas, outra contagem justa, desta vez diante de Mateusz Nowak, da Polônia: 17 a 15. Na sequência, 25 a 17 para cima do alemão Amir Mohammad.
O duelo da semifinal foi contra Deniz Dengdelen, da Turquia. Apesar de perder por apenas um ponto de diferença (24 a 25), Gabriel Ramos conquistou o bronze ao finalizar com a terceira colocação geral, ao lado de Yeldos Yskak, do Cazaquistão.
Confira os outros resultados do Brasil:
Masculino
Ainda no masculino, na categoria até 74kg, Nickollas Ribeiro avançou até as quartas de final, mas foi eliminado por 22 a 2 ao encarar Abdussamat Les, do Cazaquistão.
Feminino
48kg
Valéria Santos sofreu o revés ainda no combate inicial, dando adeus ao torneio da Alemanha. Diante da chinesa Xueqin Tan, tropeço por 38 a 18.
49kg
Iris Sing também não teve a melhor sorte na primeira luta. No confronto com Qing Guo, da China, a brasileira tentou manter o bom rendimento, mas cedeu na reta final. Melhor para Guo, que fechou em 35 a 14.
53kg
Luanna Barros foi outra a ceder logo no desafio de abertura. A estreia contra a alemã Sophie Heuschkel não foi das melhores, com derrota por 24 a 7.
59kg
Rafaela Araújo cresceu na competição e por pouco não garantiu um lugar nas semifinais. Depois de eliminar Isabel Beckstein, da Alemanha, com a marca de 16 a 14, teve um confronto parelho ainda nas quartas. A derrota por 8 a 6 para Jolanta Tarvida, da Letônia, tirou a brasileira da disputa.
62kg
Duas atletas representaram o Brasil nesta categoria. Caroline Santos perdeu para a alemã Meike Unral no embate de abertura (14 a 13), enquanto Bárbara Dias caiu para Natali Hamaidi, da Jordânia, pelo placar de 8 a 1.
67kg
Contra Despina Alexandra, da Alemanha, Milena Titoneti avançou sem correr riscos. Nas quartas de final, no entanto, derrota amarga para a chinesa Jie Song por 15 a 10.
73kg
Raiany Pereira não deu chances para Lucie Lauren, dona da casa, ao anotar 23 a 3. Logo na luta seguinte, derrota Cansel Deniz, do Cazaquistão, por 22 a 6.