Tatiana Weston-Webb conquista a maior nota do 1º dia da etapa da França e avança para o round 3. Bom desempenho volta, justamente, quando ela não tem mais chances de título.
O primeiro dia de competições na etapa da França, válida pelo mundial de surfe 2018, teve como atração o início da categoria feminina. Dezoito, das melhores surfistas do mundo, entraram em ação e o grande destaque foi, justamente, a brasileira Tatiana Weston-Webb, que tirou um 8.83 – maior nota do evento até aqui – e passou com sobras para o round 3. Com ondas lisas de 3 a 4 pés, a organização esperava iniciar a disputa masculina também nesta quarta-feira (3) em Culs Nus (Hossegor), mas como as condições se deterioraram ao passar do tempo, os homens vão ter que esperar, pelo menos, até às 2h45 desta quinta-feira (4), quando acontece a próxima chamada.
Sem zebras!
A abertura da disputa na França, praticamente, não teve zebras. As duas concorrentes ao título mundial, Stephanie Gilmore (AUS) e Lakey Peterson (EUA), suaram em suas baterias, mas no final acabaram vitoriosas. A australiana, que só depende de si mesma para ser campeã mundial já na França, teve uma concorrência bastante parelha com a compatriota Sage Erickson e a convidada Vahine Ferro, da Polinésia Francesa. O que salvou Stephanie foi ter conseguido trocar suas duas notas no final da bateria, colocando um 5.93 e um 5.43 no somatório para avançar de fase.
Já Lakey surfou no pior momento do mar neste primeiro dia. Tanto é que nenhuma das competidoras de sua bateria conseguiu passar dos 10 pontos de somatório. Isso, tendo em vista, que ela tinha a competente e desafiadora Courtney Conlogue (EUA), que vem voltando de lesão, pela frente, e a francesa Pauline Ado. O que pesou a favor da vice-líder foi uma bela onda encontrada, que lhe resultou 5.00 – a maior nota da bateria.
Sem pressão, Tati se solta e tira a maior nota
Depois do 9º lugar no Surf Ranch, a brasileira Tatiana Weston-Webb não pode mais conquistar o título mundial nessa temporada. Atualmente na 3ª posição, parece que o fato acabou, curiosamente, caindo bem para ela. Isso pois logo em sua primeira bateria na França mostrou mais do que já havia mostrado nos últimos dois eventos juntos.
Em uma bateria cascuda contra a havaiana Malia Manuel e a australiana Macy Callaghan, Tati usou a prioridade com 12 minutos e massacrou com batidas e rasgadas uma das melhores ondas, em questão de tamanho e qualidade, do dia. Sendo assim, não teve jeito. Os jurados deram um 8.83 para a brasileira, que segue tentando superar sua própria marca de 2015, quando ficou em 4º no ranking, e fazer o melhor ano da carreira.
Confira todos os resultados e as próximas baterias na França:
Round 1 feminino, etapa da França – mundial de surfe 2018
1: Caroline Marks (EUA) 4.74 x Nikki Van Dijk (AUS) 10.50 x Bronte Macaulay (AUS) 11.20
2: Carissa Moore (HAV) 12.17 x Coco Ho (HAV) 5.40 x Paige Hareb (NZL) 4.63
3: Stephanie Gilmore (AUS) 11.36 x Sage Erickson (AUS) 10.53 x Vahine Fierro (PYF) 10.10
4: Lakey Peterson (EUA) 9.67 x Courtney Conlogue (EUA) 9.03 x Pauline Ado (FRA) 7.43
5: Tatiana Weston-Webb (BRA) 14.63 x Malia Manuel (HAV) 12.83 x Macy Callaghan (AUS) 10.77
6: Johanne Defay (FRA) 14.14 x Sally Fitzgibbons (AUS) 9.97 x Keely Andrew (AUS) 6.26
Round 2 feminino, etapa da França – mundial de surfe 2018
1: Malia Manuel (HAV) x Keely Andrew (AUS)
2: Coco Ho (HAV) x Paige Hareb (NZL)
3: Caroline Marks (EUA) x Vahine Fierro (PYF)
4: Sally Fitzgibbons (AUS) x Pauline Ado (FRA)
5: Nikki Van Dijk (AUS) x Macy Callaghan (AUS)
6: Courtney Conlogue (EUA) x Sage Erickson (AUS)
Cenários para Stephanie Gilmore ser campeã ainda na etapa da França:
- Se a Stephanie Gilmore vencer a etapa, ela é campeã mundial.
- Se a Stephanie Gilmore terminar na 2ª posição, a Lakey não pode vencer a etapa.
- Se a Stephanie Gilmore perder na semifinal, a Lakey não pode ser finalista.
- Se a Stephanie Gilmore ficar em 5º, a Lakey não pode chegar na semifinal.
- Se a Stephanie Gilmore ficar em 9º, a Lakey não pode chegar nas quartas.