8 5
Siga o OTD

Surfe

Ítalo Ferreira vence em Bali e assume a liderança do ranking

WSL/Reprodução

Ítalo Ferreira dá show de surfe, vence a etapa de Bali, em Keramas, e assume a liderança do ranking mundial. Ele usará a lycra amarela já em Uluwatu.

A madrugada de sábado para domingo no Brasil foi de muita alegria para o surfe brasileiro. Ítalo Ferreira destruiu nas direitas de Keramas, venceu com sobras a etapa em Bali (Indonésia) e, de quebra, assumiu a liderança do ranking mundial, que pertencia ao australiano Julian Wilson antes do evento. Pelo feminino, a norte-americana Lakey Peterson foi a vencedora e também destronou a australiana Stephanie Gilmore, antiga líder. O próximo evento será também na Indonésia, em Uluwatu, uma espécie de continuação da etapa de Margaret River, que havia sido interrompida pela presença de tubarões.

+ Confira a classificação completa do mundial de surfe aqui

Ítalo Ferreira dá show de surf e adversários não tem nem chances

Todos já sabiam do potencial do brasileiro Ítalo Ferreira em ondas grandes e manobráveis de backside. No entanto, hoje, o potiguar se superou. Foram tantas ondas com a qualidade altíssima que seus adversários pareceram freesurfers de nível comum perto dele.

A primeira “vítima” foi o sul-africano Jordy Smith, que até deu trabalho na semifinal. Ele, que já havia vencido Gabriel Medina no round 4 e Filipe Toledo nas quartas, até surfou um bom tubo, que valeu 8.93. No entanto, o aéreo seguido de manobras de Ítalo valeu 10 e com uma onda de backup de 7.13, o brasileiro avançou sem sustos.

Confira a nota 10 de Ítalo Ferreira na semifinal:

Na final, um passeio. Tanto é que se contabilizasse apenas a quinta e a sexta onda de Ítalo, ele ganharia mesmo assim. Michel Bourez, que havia sido o segundo melhor surfista durante todo o campeonato, não se achou e deixou o potiguar à vontade para seus aéreos e suas batidas, que jogaram muita água.

Teve até postagem de Kelly Slater…

Em seu instagram, o undecacampeão mundial e criador da piscina de ondas, Kelly Slater (EUA), comentou sobre a performance de Ítalo Ferreira na semifinal contra Jordy Smith.

Speed, Power, Flow, Variety…@italoferreira ticking all the boxes in the semi-final vs @jordysmith88 right now in the @wsl #CoronaBaliProtected live right now. Even a little shuvit just to make sure he got a little of everything in. 🤷🏽‍♂️👏🏽🏄🏽‍♂️ What you guys think of the level these days?

Uma publicação compartilhada por Kelly Slater (@kellyslater) em

Lakey Peterson vence a etapa e assume a liderança do ranking

Pelo feminino, também teve troca de comando. A norte-americana Lakey Peterson, que exibiu um “power surf” vistoso e efetivo venceu a australiana Tyler Wright na final. A disputa teve emoção e foi decidida após a sirene ser tocada. Lakey agora ultrapassa a hexacampeã mundial, Stephanie Gilmore, no ranking. A brasileira Tatiana Weston-Webb vem logo atrás das duas na terceira colocação.

Lakey Peterson vence o Corona Bali Protected e assume a liderança do ranking mundial. WSL: Ed Sloane

Próximo evento

Após Keramas, a Indonésia receberá mais uma etapa do CT, que será em Uluwatu, praia conhecida por suas esquerdas tubulares. O evento terá 24 surfistas no masculino e 8 no feminino e será uma espécie de continuação da etapa de Margaret River, que foi paralisada por conta da presença de tubarões. A WSL ainda não decidiu quando a janela do campeonato se abrirá. Mas ela terá 5 dias e será entre 5 e 13 de junho.

SEMIFINAIS DO MASCULINO

Bateria 1: Michel Bourez (PYF) 14.27 x Mikey Wright (AUS) 5.67
Bateria 2: Ítalo Ferreira (BRA) 17.13 x Jordy Smith (AFS) 16.93

FINAL DO FEMININO

Lakey Peterson (EUA) 14.33 x 13.74 Tyler Wright (AUS)

FINAL DO MASCULINO

Ítalo Ferreira (BRA) 18.87 x 9.83 Michel Bourez (PYF)

 

*Por Thiago Dutra

Mais em Surfe