Brasil coloca duas mulheres e três homens nas quartas de final da etapa de Bali. Evento pode ser finalizado na madrugada de sexta para sábado, no horário brasileiro.
O sexto dia do Corona Bali Protected, na Indonésia, quinta etapa do mundial de surfe 2018 foi marcado por ondas perfeitas. Os tubos, as manobras de borda e os aéreos apareceram e os atletas puderam dar um show. Após os rounds 3 feminino e 4 masculino, o Brasil conseguiu colocar suas duas representantes mulheres nas quartas de final da competição e três homens. O lado ruim ficou por conta da eliminação precoce de Gabriel Medina, que figurava em 4º do ranking geral, e pode perder até duas posições. O destaque positivo foi Ítalo Ferreira, que conseguiu duas notas na casa dos 8 pontos na super-bateria brasileira. A próxima chamada da etapa será às 19h15 desta sexta-feira, horário de Brasília.
Willian Cardoso vai às quartas e entra no top-22
Willian Cardoso já tinha conseguido o melhor resultado de sua carreira ao ir para o round 4 em Keramas. No entanto, as emoções não pararam por aí em sua estadia na Indonésia. Hoje, ele superou Jessé Mendes (na bateria que também tinha o taitiano Michel Bourez) e avançou para as quartas de final do Corona Bali Protected. O resultado já o garante no top-22 do CT, que é a margem de classificação para o CT 2019.
Gabriel Medina erra muito e é eliminado
.@floresjeremy and @jordysmith88 advance over @gabriel1medina in #CoronaBaliProtected Rd 4, Heat 3 → https://t.co/DCzGCcCIvr pic.twitter.com/2XIflW0Usk
— World Surf League (@wsl) 1 de junho de 2018
Gabriel Medina pegou uma bateria extremamente cascuda contra o sul-africano Jordy Smith e o francês Jeremy Flores e não conseguiu desempenhar bem seu papel. O garoto de Maresias errou manobras cruciais e não avançou para as quartas de final. Ele sofreu a virada nos minutos finais e, com a prioridade 3, não conseguiu mais surfar. O resultado pode jogá-lo para a sexta colocação do ranking, caso Michel Bourez e Griffin Colapinto avancem muitas fases. Resultado ruim para Medina, que tentava embalar na temporada.
Super-bateria brasileira
Para fechar o dia, uma super-bateria brasileira, com o segundo e o terceiro do ranking mundial, além de Mineirinho, campeão mundial em 2015. Ítalo Ferreira destoou dos outros dois e pegou aéreos e desferiu manobras com muita, mas muita força. Filipinho e Mineirinho fizeram uma disputa à parte, mas a progressividade de Toledo fez diferença e o levou para as quartas. Confira a melhor onda de Ítalo:
.@ferreiraitalo15 and @toledo_filipe advance over @MineirinhoSurf in #CoronaBaliProtected Rd 4, Heat 4 → https://t.co/DCzGCcCIvr pic.twitter.com/sOcTPz8DoH
— World Surf League (@wsl) 1 de junho de 2018
Silvana Lima não repete desempenho do round 1, mas conta com a sorte
Após o tubaço que lhe rendeu uma nota na casa dos 9 pontos no round 1, a brasileira Silvana Lima não conseguiu repetir a performance no round 3. Ela pegou um tubo curto e outra onda manobrável e ainda contou com dia pouco inspirado da australiana Keely Andrew. Stephanie Gilmore sobrou na bateria. Na próxima fase, a cearense terá pedreira: a bicampeã mundial Tyler Wright.
Tati Weston-Webb terá duelo decisivo pelo título mundial
A brasileira Tatiana Weston-Webb surfou para o gasto. Ela não mostrou os melhores de seus movimentos, mas foi o suficiente para superar a havaiana Coco Ho, que há tempos está abaixo. Atualmente na terceira posição do ranking mundial, ela terá duelo decisivo contra a líder Stephanie Gilmore. Se eliminá-la, pode entrar de vez na briga pelo título no fim do ano.
O destaque do dia
A australiana Sally Fitzgibbons foi o grande destaque do evento feminino. Ela conseguiu um tubo 9.93 e também a maior somatória do dia, 15.93. Confira a onda:
.@Sally_Fitz defeats and @maliamanuel and @rissmoore10 in #CoronaBaliProtected Rd 3, Heat 4 → https://t.co/DCzGCcCIvr pic.twitter.com/Cmrp5jzJZ9
— World Surf League (@wsl) 1 de junho de 2018
ROUND 4 MASCULINO:
Bateria 1: Michel Bourez (PYF) 17.00 x Willian Cardoso (BRA) 13.60 x Jessé Mendes (BRA) 11.66
Bateria 2: Mikey Wright (AUS) 15.80 x Griffin Colapinto (EUA) 13.73 x Adrian Buchan (AUS) 12.50
Bateria 3: Jordy Smith (AFS) 11.76 x Jeremy Flores (FRA) 11.70 x Gabriel Medina (BRA) 10.76
Bateria 4: Ítalo Ferreira (BRA) 17.00 x Filipe Toledo (BRA) 13.87 x Adriano de Souza (BRA) 13.16
ROUND 3 FEMININO
Bateria 1: Tyler Wright (AUS) 14.93 x Tatiana Weston-Webb (BRA) 12.33 x Coco Ho (HAV) 8.57
Bateria 2: Stephanie Gilmore (AUS) 11.40 x Silvana Lima (BRA) 9.54 x Keely Andrew (AUS) 8.50
Bateria 3: Lakey Peterson (EUA) 15.03 x Caroline Marks (EUA) 15.00 x Sage Erickson (EUA) 11.67
Bateria 4: Sally Fitzgibbons (AUS) 15.93 x Malia Manuel (HAV) 14.00 x Carissa Moore (HAV) 13.83
QUARTAS DE FINAL DO MASCULINO:
Bateria 1: Michel Bourez (PYF) x Griffin Colapinto (EUA)
Bateria 2: Mikey Wright (AUS) x Willian Cardoso (BRA)
Bateria 3: Jordy Smith (AFS) x Filipe Toledo (BRA)
Bateria 4: Ítalo Ferreira (BRA) x Jeremy Flores (FRA)
QUARTAS DE FINAL DO FEMININO:
Bateria 1: Tyler Wright (AUS) x Silvana Lima (BRA)
Bateria 2: Stephanie Gilmore (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA)
Bateria 3: Lakey Peterson (EUA) x Malia Manuel (HAV)
Bateria 4: Sally Fitzgibbons (AUS) x Caroline Marks (EUA)
*Por Thiago Dutra