Siga o OTD

Surfe

Definidos os últimos surfistas da etapa de Saquarema

@WSL / Daniel Smorigo

O paulista Deivid Silva e a saquaremense Taís de Almeida ganharam a disputa pelas vagas de convidados da etapa brasileira em Saquarema

As duas últimas vagas para a etapa de Saquarema foram definidas. O paulista Deivid Silva e a surfista de Saquarema, Taís de Almeida, ganharam a triagem que definiu os convidados da etapa brasileira do World Surf League Championship Tour na manhã da quinta-feira na Praia de Itaúna. Os dois completaram as baterias encabeçadas pelos líderes do Jeep Leaderboard na primeira fase, os australianos Julian Wilson e Stephanie Gilmore. O prazo do Oi Rio Pro 2018 começa nesta sexta-feira e a primeira chamada do dia foi marcada para as 6h30 em Saquarema, podendo começar as 7h00 dependendo das condições do mar na Praia de Itaúna.

A primeira triagem a ser decidida foi a da categoria feminina. Taís de Almeida surfou a melhor onda da bateria e a nota 7,5 recebida garantiu a vitória sobre outra surfista de Saquarema, a atual campeã estadual profissional do Rio de Janeiro, Kayane Reis, a jovem catarinense Tainá Hinckel e a campeã brasileira de 2017, a paulista Luana Coutinho. Essa competição para definir os convidados do Oi Rio Pro, foi organizada pela Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e pela Associação de Surf de Saquarema (ASS).

“Estou muito feliz, porque já estava quase desistindo da minha carreira, desanimada, sem patrocínio. Aí teve uma etapa do Circuito Brasileiro semana passada na Barra da Tijuca (RJ), eu decidi ir, venci, agora cheguei aqui, ganhei a triagem, não dá nem pra acreditar”, disse Taís de Almeida. “Estou rezando para dar altas ondas, porque o fundo está perfeito. Só falta entrar aquela ondulação de Sudeste boa e quero manter o foco, pegar a onda boa e quebrar. Sei que agora o buraco é mais embaixo, as meninas surfam pra caramba, mas vou partir pra cima”.

A vitória na triagem já garantiu um prêmio mínimo de 10.000 dólares para os dois, só pela participação no Oi Rio Pro, em Saquarema. A primeira bateria de Taís de Almeida em etapas do World Surf League Championship Tour, será contra a hexacampeã mundial Stephanie Gilmore, que vai competir com a lycra amarela do Jeep Leaderboard no Brasil pelo segundo ano consecutivo, além da havaiana Malia Manuel na terceira bateria. Taís contou que já enfrentou a australiana e a derrotou em uma etapa do QS dez anos atrás.

“Eu nem estou pensando no dinheiro, nem sabia que era isso tudo, mas só de estar aqui dentro já vale muito”, disse Taís de Almeida. “É a primeira vez que eu vou participar de uma etapa do CT, corri o QS por vários anos, fiquei perto de me classificar algumas vezes e agora vou estar aqui junto com elas. Eu já competi com a Stephanie (Gilmore) e já ganhei dela numa etapa do QS lá em Margaret River, na Austrália, em 2008. Já fazem dez anos isso e agora pretendo ganhar dela de novo aqui em casa”.

Na triagem masculina, o vencedor foi Deivid Silva, que disputou a vaga por ser o brasileiro mais bem colocado no WSL Qualifying Series, terceiro lugar. Ele também surfou as melhores ondas da bateria para derrotar o campeão brasileiro e também paulista, Thiago Camarão, o campeão estadual do Rio de Janeiro, José Eduardo, de Búzios, além do bicampeão brasileiro Leonardo Neves, que venceu uma seletiva da Associação de Surf de Saquarema com locais da cidade.

“Eu agradeço muito a WSL por ter me convidado para competir na triagem e tentei aproveitar esta chance de conseguir uma vaga para o evento principal”, disse Deivid Silva. “Graças a Deus, deu tudo certo, consegui achar as duas melhores ondas da bateria, mas eu sabia que seria difícil. O Leo Neves é local daqui, conhece muito bem essa onda, o Thiago Camarão está surfando muito, o José Eduardo também, então estou muito feliz por ter vencido. Agora eu vou com tudo, só pensando em surfar porque não tenho nada a perder aqui, só a ganhar, então vou entrar para fazer o meu melhor nas baterias”.

Deivid Silva vai enfrentar um dos dois surfistas que estará competindo com a lycra amarela do Jeep Leaderboard no Oi Rio Pro, o australiano Julian Wilson, que divide o primeiro lugar no ranking com o potiguar Italo Ferreira, além do norte-americano Patrick Gudauskas. Com os dois últimos nomes confirmados na quinta-feira, ficam definidos os dezessete brasileiros que vão disputar o Oi Rio Pro esse ano. São quatorze entre os 36 participantes da categoria masculina e três entre as 18 concorrentes ao título feminino.

Mais em Surfe