O brasileiro Filipe Toledo sagrou-se campeão da etapa de Saquarema do Circuito Mundial de Surfe, em final disputada contra o australiano Wade Carmichael na manhã desta sexta
Filipe Toledo não escondeu a emoção ao vencer o Oi Rio Pro 2018. O brasileiro é o campeão da etapa de Saquarema do Circuito Mundial de Surfe, promovido pela Liga Mundial da modalidade (WSL), após bater o australiano Wade Carmichael em frente a centenas de torcedores que acompanharam a etapa carioca da competição. Ele fez uma bela bateria final, com as maiores notas em 9.93 e 7.17, somando 17.10, contra os 8.00 do adversário.
Apesar de quebrar a prancha logo na primeira onda, Filipinho não se abalou e dominou a final da competição. Dono do único 10 da etapa, ele venceu a sexta de seis finais já disputadas.
“É emocional voltar para casa e ter todo esse apoio na areia. Quando eu estou na final, penso que é a minha última chance, é o meu palco, é o que eu faço, a minha paixão e o meu trabalho”, emocionou-se o brasileiro, que foi carregado por surfistas conterrâneos e torcedores até o pódio.
Congratulations @toledo_filipe, winner of the 2018 #OiRioPro! 🏆 @digaoi pic.twitter.com/SWmx7Diyzj
— World Surf League (@wsl) May 18, 2018
Trajetória
O brasileiro venceu todas as baterias que disputou até a final. Ele começou a etapa de Saquarema vencendo a bateria da primeira rodada contra o japonês Kanoa Igarashi e o brasileiro Ian Gouveia. Filipinho garantiu a segunda melhor nota da primeira rodada, um 8.60, atrás apenas do havaiano John John Florence, que conseguiu um 9.10. O brasileiro encerrou a primeira bateria com um 13.70 no total, somando a nota 8.60 às 5.10.
Com o resultado, ele avançou direto para a terceira rodada, onde enfrentou e venceu o havaiano Keanu Asing. Esta foi a menor nota de Filipinho na competição – ele anotou um 2.07 e um 4.83 para avançar com 6.90.
A rodada 4 do Oi Rio Pro foi o grande destaque de Filipe Toledo. O brasileiro garantiu o único 10 da competição com várias manobras finalizadas com um longo aéreo. Com o resultado, o brasileiro venceu os brasileiros Michael Rodrigues e Ian Gouveia ao somar 18.33 na rodada.
Perfect 🔟!! @toledo_filipe #OiRioPro → https://t.co/7tegCjSuUD pic.twitter.com/iZQPJHVByJ
— World Surf League (@wsl) 16 de maio de 2018
Finais
As quartas de final começaram nesta sexta-feira (18) com triunfo de Toledo na primeira bateria. Ele superou o norte-americano Kolohe Andino com um 13.84, somando as notas 7.67 e 6.17.
Já nas semifinais, Filipinho empolgou o público brasileiro contra o australiano Julian Wilson. Sem chances para o adversário, o brasileiro conquistou a bateria de forma superior com 8.67 e 7.70.
Agora, Filipinho se prepara para o Corona Bali Pro, que será disputado em Bali, na Indonésia. O torneio terá início no dia 27 de maio e 9 de junho, na praia de Keramas.