O Chile será a sede de duas etapas do WSL Qualifying Series 2018 promovidas pela WSL South America em maio
O Chile será a casa de duas etapas seguidas do WSL Qualifying Series 2018. A competição volta a Iquique com status QS 1500 nas praias El Colegio e La Punta, no masculino e no feminino. Na semana seguinte, o QS 3000 Maui and Sons Arica Pro Tour recebe os homens na onda de El Gringo, em Ex Isla Alacrán.
A etapa masculina do Heroes de Mayo Iquique Pro será nos dias 21 a 26 de maio, na praia de El Colegio. Já a etapa feminina será disputada nas ondas de La Punta e os dois eventos acontecem na mesma semana de 21 a 26 de maio. Na semana seguinte, acontece a nona edição do QS 3000 Maui and Sons Arica Pro Tour de 29 de maio a 03 de junho.
Desafio de Arica
Esta será a nona edição do Desafio de Arica. A vitória em El Gringo contará 3 mil pontos para o vencedor no ranking mundial. Quem sair vitorioso, também conquista mil pontos na disputa pelo título sul-americano.
Heroes de Mayo Iquique Pro
Em Iquique, os vencedores do Heroes de Mayo Iquique Pro recebem 1,5 mil pontos para o WSL Qualifying Series. Eles também garantem mil pontos no ranking sul-americano. O torneio comemora os 30 anos do Heroes de Mayo, o campeonato de surfe mais antigo do Chile.
Na última vez em que Iquique recebeu um evento da World Surf League, em 1993, o campeão foi o brasileiro Tadeu Pereira na praia de El Colegio. Em segundo lugar, também deu Brasil com Teco Padaratz.