A última etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe abre nesta quinta-feira (31), na Praia de Miami, em Natal-RN. A competição faz parte da Qualifying Series, “terceira divisão” da World Surf League (WSL). Campeão mundial e olímpico, Italo Ferreira vai competir pela primeira vez no seu estado desde que entrou na elite da WSL em 2014.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Além de Italo, a duas vezes vice-campeã mundial, Silvana Lima, e Juliana dos Santos, também vão competir em Natal. O bicampeão mundial Filipe Toledo, a medalhista de prata nas Olimpíadas de Paris, Tatiana Weston-Webb, e a atual campeã sul-americana da WSL, Tainá Hinckel, também vão prestigiar os eventos paralelos da etapa.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
“A região do Rio Grande do Norte é uma das principais para o surfe brasileiro, um verdadeiro berço de grandes nomes da modalidade”, destaca Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina. “Por isso, é importante realizarmos eventos como o Circuito Banco do Brasil de Surfe em Natal, para termos a oportunidade de descobrir novos talentos no país”.
Italo Ferreira fez uma sessão de treinos na manhã da última terça-feira (29) e já prometeu que quer a vitória no campeonato. O “Brabo” está escalado na oitava da segunda fase. Os primeiros que terão o privilégio de enfrentar o campeão mundial, são Emanoel Tobias, Gabriell Teixeira e Jeová Rodrigues. Outra grande estrela é Jadson André, que está se recuperando de uma lesão e vai estrear no confronto seguinte. Jadson ficou 11 temporadas na elite dos melhores surfistas do mundo e outros potiguares que também representaram o Brasil no CT, foram Joca Junior, Danilo Costa e Marcelo Nunes.
Circuito Banco do Brasil
O Circuito Banco do Brasil de Surfe estreou em 2022 com três eventos e em 2023 cresceu para cinco etapas do Qualifying Series. A competição vale pontos para o ranking regional da WSL South America, que define os títulos sul-americanos da temporada e para o Challenger Series. O CS é o circuito de acesso para a elite do World Surf League Championship Tour (CT). Neste ano, também são cinco e a largada foi no Rio Grande do Sul. Depois, passou por Saquarema no Rio de Janeiro, pela Praia do Francês em Marechal Deodoro, Alagoas. Em seguida, pela Praia de Maresias, em São Sebastião, São Paulo.
*Com informações da World Surf League (WSL)