Atual vice-campeão mundial e campeão olímpico em Tóquio-2020, o brasileiro Italo Ferreira vai disputar a etapa de Natal, no Rio Grande do Norte, da Qualifying Series (QS) 1000 da World Surf League (WSL). A competição está marcada para ocorrer entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro na Praia de Miami. Italo Ferreira é natural do Rio Grande do Norte, mais especificamente de Baía Formosa, distante cerca de 100 quilômetros da capital.
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
“Um campeonato dessa magnitude, no Rio Grande do Norte, que revela diversos profissionais, faz com que o esporte ganhe um pouco mais de força, dando oportunidade a novos talentos e à galera que sonha em competir no circuito mundial. Faz algum tempo que eu não participo de uma competição no meu próprio estado, então é uma forma também de voltar às raízes, por ser um lugar que competi muito quando criança, ajudando demais na minha carreira. O público pode esperar de mim a mesma energia e vontade de ganhar de sempre. Tenho certeza de que será um evento espetacular”, aponta Italo Ferreira. No feminino, Silvana Lima e Juliana dos Santos são os nomes de destaque em Natal.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Qualifying Series
A Qualifying Series, ou QS, é um circuito que faz parte do caminho para o Championship Tour (CT). O CT é a elite do surfe mundial. O QS tem três níveis, o de 1000, 3000 e 5000. Ao final da temporada, os sete melhores ranqueados entre os homens e as três melhores mulheres sobrem para o Challenger Series (CS), que dá acesso direto ao CT. Italo Ferreira já é parte do Championship Tour.
Circuito Banco do Brasil
A etapa de Natal do QS integra o Circuito Banco do Brasil de surfe, formado por cinco etapas. As quatro primeiras aconteceram, respectivamente, em Torres, no Rio Grande do Sul; Saquarema, Rio de Janeiro; Marechal Deodoro, Alagoas; e São Sebastião, São Paulo. O evento é gratuito e aberto ao público, com horários previstos das 8h às 16h, conforme as condições do mar. A etapa também faz parte da programação do Festival Tamo Junto BB, reunindo outras modalidades, como skate, vôlei de praia, corrida e games.
“O Circuito Banco do Brasil nos ajuda a descobrir novos talentos pelo país, além de apoiar e servir como uma vitrine do surfe para as novas gerações. O Rio Grande do Norte é um estado que revela atletas de enorme potencial para o esporte. Não à toa, é o lar do primeiro campeão olímpico da modalidade, que estará presente na competição. Além disso, será a primeira vez que realizaremos uma etapa da World Surf League em Natal, motivo de muito orgulho para todos nós da organização”, celebra Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.