8 5
Siga o OTD

Surfe

Saiba quem são os 12 brasileiros na elite da WSL em 2025

Confira os representantes da Tempestade Brasileira na próxima temporada da elite do surfe mundial

Tatiana Weston-Webb surfe WSL Finals Paris 2024 medalha de prata Italo Ferreira
Foto: Thiago Diz/World Surf League

Assim como nas últimas temporadas, a Tempestade Brasileira vai contar com uma legião de surfistas na Championship Tour (CT) da WSL em 2025, elite da Liga Mundial de Surfe. Nesta quarta-feira (16), a etapa de Saquarema da Challenger Series confirmou 11 representantes no masculino e apenas uma no feminino. Veja a lista abaixo.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Remanescentes de 2024

Começando pela única representante feminina do Brasil na CT: Tati Weston-Webb. A medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, deve estar sozinha outra vez na elite do surfe mundial. Em Saquarema, Luana Silva e Sophia Medina tinham chance de se classificar pela Challenger Series, mas acabaram eliminadas nas quartas de final. Na última temporada, Tati chegou as finais e ficou com a terceira posição.

+Confira o calendário da próxima temporada da WSL

Entre os homens, os campeões mundiais e medalhistas olímpicos Gabriel Medina e Ítalo Ferreira também estão garantidos na próxima temporada da CT. Em 2024, Medina ficou de fora do Finals mais uma vez, enquanto Ítalo conquistou o vice-campeonato. Yago Dora é outro nome remanescente. Ele brigou por vaga na disputa pelo título, mas fechou o ano na 6ª posição.

Wildcards

Bicampeão Mundial, Filipe Toledo se absteve da CT em 2024 para cuidar da saúde mental. Apesar disso, a WSL o garantiu na temporada de 2025 como Wildcard (convidado) na chave masculina. Quem também recebeu convite foi João Chianca, o Chumbinho. Finalista em 2023, ele sofreu uma grave acidente antes da temporada começar e ficou de fora por vários meses.

Promovidos na Challenger Series

Das 10 vagas da CT disponíveis na Challenger Series, a Tempestade Brasileira levou seis delas. Samuel Pupo, Miguel Pupo e Deivid Silva, cortados no meio da temporada 2024, garantiram retorno. Após temporadas afastados, Alejo Muniz e Ian Gouveia também voltarão para a elite do surfe mundial. Último classificado, Edgard Groggia vai disputar a divisão principal pela primeira vez na carreira.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Surfe