Siga o OTD

Surfe

Sophia Medina e Luana Silva vão às oitavas em Saquarema

Brasileiras ficaram em segundo lugar em suas respectivas baterias e seguem vivas por um lugar no Championship Tour da WSL

Luana Silva com a prancha na mão e saindo do mar na etapa de Saquarema da WSL; ela e Sophia Medina avançaram
(Foto: Thiago Diz/WSL)

Duas das quatro brasileiras que entraram em ação neste domingo (13) se classificaram para as oitavas de final da etapa de Saquarema do Challenger Series da WSL (Circuito Mundial de Surfe). Sophia Medina e Luana Silva superaram a segunda fase e seguem vivas pela última vaga disponível para a próxima temporada do Championship Tour, a elite do surfe mundial. Já Laura Raupp e Alexia Monteiro ficaram entre as últimas de suas baterias e foram eliminadas.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Sophia Medina se classificou para as oitavas de final ao ficar em segundo lugar na terceira bateria da segunda fase. Ela marcou 9.33 (4.80 + 4.53) e ficou atrás da francesa Vahine Fierro, que teve 10.40 (5.30 + 5.10). A também brasileira Alexia Monteiro competiu na mesma série, mas terminou em terceiro lugar com 8.07 (4.80 + 3.27), mesma pontuação da peruana Daniella Rosas (4.17 + 3.90), e não avançou.

Luana Silva também ficou em segundo lugar na sétima bateria da fase, ao anotar 11.64 (5.97 + 5.67). Ela ficou atrás da canadense Sanoa Dempfle-Olin, que anotou 11.93 (6.23 + 5.70), e a frente da estadunidense Kirra Pinkerton (10.70) e da japonesa Anon Matsuoka (9.76). Assim, Luana também se classificou para a próxima fase e, neste momento, aparece em sétimo lugar no ranking do circuito.

Situação pela vaga na elite

    Vale destacar que esta é a sexta e última etapa do Challenger Series, circuito que classifica as cinco primeiras colocadas do ranking para a principal divisão da WSL, o Championship Tour. Quatro das cinco vagas já estão ocupadas, pelas australianas Sally Fitzgibbons, pela estadunidense Bella Kenworthy e pela canadense Erin Brooks – treinada pelo campeão mundial Adriano de Souza.

    Portanto, há apenas uma vaga em disputa para o Championship Tour. Neste momento, a quinta colocada é Nadia Erostarbe, que representa o País Basco, com 21.660 pontos. A francesa Vahine Fierro e a brasileira Luana Silva aparecem na sequência, com a mesma pontuação: 19.185. As duas seguem vivas em Saquarema, enquanto Erostarbe já foi eliminada. Já Sophia Medina aparece em 12º lugar, com 17.740.

    Laura também eliminada

    Laura Raupp, que já não tinha chance de classificação para o CT, foi eliminada na segunda fase em Saquarema. Ela ficou em quarto lugar em sua bateria, com 9.83 (5.00 + 4.83), mesma pontuação da australiana Rosie Smart (5.33 + 4.50), terceira colocada. A australiana Isabella Nichols foi a vencedora com 12.26, enquanto Janire Etxabarri, do País Basco, ficou em segundo com 10.00.

    + SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

    A próxima chamada do Challenger Series de Saquarema será nesta segunda-feira (14), às 06h45 (horário de Brasília). Além do feminino, o Brasil também luta por vagas na elite masculina. Três deles já estão garantidos: Samuel Pupo, Ian Gouveia e Alejo Muniz. Miguel Pupo, Edgard Groggia e Michael Rodrigues também estão na zona de classificação neste momento – no masculino, dez se classificam.

    Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

    Clique para comentar

    Você deve estar logado para postar uma comentário Login

    Deixe um Comentário

    Mais em Surfe