Duas brasileiras estão classificadas para as oitavas de final do Ericeira Pro feminino, etapa do Challenger Series da WSL (Liga Mundial de Surfe), em Portugal. Ontem (30), Laura Raupp garantiu a primeira vaga do país na fase. Nesta terça-feira (1), então, Luana Silva selou a segunda vaga do Brasil nas oitavas de final. Por outro lado, Taina Hinckel e Sophia Medina foram eliminadas. Entre os homens, quatro brasileiros avançaram para o quadro de 32.
+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP
Esta competição conta como uma classificatória para a próxima temporada do Championship Tour, espécie de primeira divisão do surfe mundial. No feminino, Laura Raupp aparece na 22ª colocação no ranking e precisa ter um bom desempenho para poder chegar no top-5 e ficar na zona de classificação para o CT. Por sua vez, Luana Silva ocupa a 7ª posição e está perto de conseguir o acesso.
Luana competiu na sétima bateria eliminatória do Ericeira Pro. Por lá, a brasileira conseguiu somar 11.27 pontos (6.17 + 5.10) e ficar na segunda posição entre as quatro surfistas da disputa. Quem também avançou, com a primeira posição, foi a francesa Tessa Thyssen, com 12.24 (6.67 + 5.57). Outra brasileira esteve competiu nesta bateria, mas sem sucesso para se classificar. Taina Hinckel somou 8.63 (4.33 + 4.30) e ficou no terceiro lugar.
Da mesma forma, Sophia Medina também foi eliminada em Portugal. Pela sexta bateria, a brasileira fez 7.20 (4.70 + 2.50) e ficou na quarta colocação. Sophia está no 12º lugar do ranking Challenger, enquanto Taina Hinckel ocupa a 36ª posição.
Próximos confrontos
Para o mata-mata, Luana Silva enfrentará a francesa Tya Zebrowski. Se avançar às quartas de final, a daversária será a vencedora do duelo entre a francesa Tessa Thyssen e a australiana Isabella Nichols. Do outro lado da chave, Laura Raupp enfrentará a estadunidense Alyssa Spencer nas oitavas de final. Em caso de ida às quartas de final, cruzará com alguma australiana: ou Sally Fitzgibbons ou Bronte Macaulay. Este já é o melhor resultado de Laura Raupp no Challenger Series nesta temporada.
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
- Osasco x Pinheiros – Superliga: quando e onde assistir
- Minas Tênis Clube x Brasília – Superliga: quando e onde assistir
- Luana Silva recebe wildcard para a temporada 2025 da WSL
- Com João Fonseca e Zverev, Rio Open 2025 divulga participantes
Disputa masculina
O Brasil conta com 12 surfistas na disputa do quadro de 64 no Ericeira Pro. Entre eles, seis entraram em ação nesta terça-feira. Edgard Groggia foi o primeiro brasileiro a se classificar para a fase seguinte. Ele venceu a terceira bateria com a pontuação de 12.37 (6.40 + 5.97). Em seguida foi a vez de Alejo Muniz liderar a quarta bateria com a pontuação de 11.80 (7.03 + 4.77).
Já a sexta bateria classificatória contou com a presença de dois surfistas brasileiros. A boa notícia foi que ambos avançaram. Deivid Silva liderou com a nota de 11.84 (8.17 + 3.67), com direito a melhor onda do dia. Enquanto Lucas Silveira ficou em 2º com 11.37 (6.17 + 5.20). Por fim, Caio Ibelli e Heitor Mueller foram eliminados. Ibelli ficou perto da vaga, com a terceira colocação na bateria 2 (10.10 pontos). Por sua vez, Mueller ficou em 4º lugar da sétima bateria com 9.40 pontos.
Ainda devem entrar em ação amanhã outros seis atletas do Brasil: Cauã Costa, Miguel Pupo, Michael Rodrigues, Rafael Teixeira, Samuel Pupo e Mateus Herdy. Cauã estará numa série com os compatriotas Michael e Rafael, pela bateria 13. Deivid e Lucas estarão juntos na bateria 6, enquanto Samuel e Herdy competirão na bateria 16.
Atualmente, cinco brasileiros estão no top-10 do ranking masculino do Challenger Series, na zona de classificação para a elite do surfe mundial da próxima temporada. Ian Gouveia, que é o líder, já está matematicamente assegurado na elite mundial do surfe e optou por não competir em Ericeira. Samuel Pupo (2º), Alejo Muniz (4º), Michael Rodrigues (5º) e Miguel Pupo (6º) são os demais atletas da Brazilian Storm na zona. Depois de Ericeira, haverá apenas a etapa de Saquarema antes do fim da temporada.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY