8 5
Siga o OTD

Surfe

Luana Silva avança às oitavas do Challenger Series de Ericeira

Luana Silva fica em segundo lugar em sua bateria e avança às oitavas de final da etapa de Ericeira do Challenger Series de surfe

luana silva, challenger series, Ericeira Pro, surfe
WSL / Tony Heff

Duas brasileiras estão classificadas para as oitavas de final do Ericeira Pro feminino, etapa do Challenger Series da WSL (Liga Mundial de Surfe), em Portugal. Ontem (30), Laura Raupp garantiu a primeira vaga do país na fase. Nesta terça-feira (1), então, Luana Silva selou a segunda vaga do Brasil nas oitavas de final. Por outro lado, Taina Hinckel e Sophia Medina foram eliminadas. Entre os homens, quatro brasileiros avançaram para o quadro de 32.

+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Esta competição conta como uma classificatória para a próxima temporada do Championship Tour, espécie de primeira divisão do surfe mundial. No feminino, Laura Raupp aparece na 22ª colocação no ranking e precisa ter um bom desempenho para poder chegar no top-5 e ficar na zona de classificação para o CT. Por sua vez, Luana Silva ocupa a 7ª posição e está perto de conseguir o acesso.

Luana competiu na sétima bateria eliminatória do Ericeira Pro. Por lá, a brasileira conseguiu somar 11.27 pontos (6.17 + 5.10) e ficar na segunda posição entre as quatro surfistas da disputa. Quem também avançou, com a primeira posição, foi a francesa Tessa Thyssen, com 12.24 (6.67 + 5.57). Outra brasileira esteve competiu nesta bateria, mas sem sucesso para se classificar. Taina Hinckel somou 8.63 (4.33 + 4.30) e ficou no terceiro lugar.

Da mesma forma, Sophia Medina também foi eliminada em Portugal. Pela sexta bateria, a brasileira fez 7.20 (4.70 + 2.50) e ficou na quarta colocação. Sophia está no 12º lugar do ranking Challenger, enquanto Taina Hinckel ocupa a 36ª posição.

Próximos confrontos

Para o mata-mata, Luana Silva enfrentará a francesa Tya Zebrowski. Se avançar às quartas de final, a daversária será a vencedora do duelo entre a francesa Tessa Thyssen e a australiana Isabella Nichols. Do outro lado da chave, Laura Raupp enfrentará a estadunidense Alyssa Spencer nas oitavas de final. Em caso de ida às quartas de final, cruzará com alguma australiana: ou Sally Fitzgibbons ou Bronte Macaulay. Este já é o melhor resultado de Laura Raupp no Challenger Series nesta temporada.

Disputa masculina

O Brasil conta com 12 surfistas na disputa do quadro de 64 no Ericeira Pro. Entre eles, seis entraram em ação nesta terça-feira. Edgard Groggia foi o primeiro brasileiro a se classificar para a fase seguinte. Ele venceu a terceira bateria com a pontuação de 12.37 (6.40 + 5.97). Em seguida foi a vez de Alejo Muniz liderar a quarta bateria com a pontuação de 11.80 (7.03 + 4.77).

Já a sexta bateria classificatória contou com a presença de dois surfistas brasileiros. A boa notícia foi que ambos avançaram. Deivid Silva liderou com a nota de 11.84 (8.17 + 3.67), com direito a melhor onda do dia. Enquanto Lucas Silveira ficou em 2º com 11.37 (6.17 + 5.20). Por fim, Caio Ibelli e Heitor Mueller foram eliminados. Ibelli ficou perto da vaga, com a terceira colocação na bateria 2 (10.10 pontos). Por sua vez, Mueller ficou em 4º lugar da sétima bateria com 9.40 pontos.

Ainda devem entrar em ação amanhã outros seis atletas do Brasil: Cauã Costa, Miguel Pupo, Michael Rodrigues, Rafael Teixeira, Samuel Pupo e Mateus Herdy. Cauã estará numa série com os compatriotas Michael e Rafael, pela bateria 13. Deivid e Lucas estarão juntos na bateria 6, enquanto Samuel e Herdy competirão na bateria 16.

Atualmente, cinco brasileiros estão no top-10 do ranking masculino do Challenger Series, na zona de classificação para a elite do surfe mundial da próxima temporada. Ian Gouveia, que é o líder, já está matematicamente assegurado na elite mundial do surfe e optou por não competir em Ericeira. Samuel Pupo (2º), Alejo Muniz (4º), Michael Rodrigues (5º) e Miguel Pupo (6º) são os demais atletas da Brazilian Storm na zona. Depois de Ericeira, haverá apenas a etapa de Saquarema antes do fim da temporada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em Surfe