Ítalo Ferreira conquista a etapa de Saquarema do circuito mundial de surfe da WSL. Em uma final brasileira, o potiguar superou o catarinense Yago Dora, que havia vencido em 2023. É a segunda vitória de etapa em 2024 de Ítalo, que levantou o troféu no Taiti. Com a vitória, o campeão olímpico entrou nos cinco melhores que estariam classificados para o Finals, em Trelstles. No fim, Ítalo teve 13,67 contra 10,60 de Yago, em uma decisão com duas viradas de liderança.
SONHO REALIZADO! Parabéns, @italoferreira #WSLBrasil pic.twitter.com/Tafv8ABWQH
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) June 28, 2024
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A final
No duelo dos dois goofy footers brasileiros, Ítalo começou a final tentando um aéreo que não vingou (1,10). Contudo, na sequência, o campeão olímpico fez uma nota boa em sua segunda apresentação e anotou 7,00 (veja abaixo) para colocar pressão no compatriota. Até o final dos quinze primeiros minutos, Yago também teve um frustrante 1,13 em sua única tentativa. Enquanto o catarinense tinha uma nota, o potiguar registrou sua terceira tentativa, com um 0,77 em outro aéreo.
Nota 7 para Ítalo Ferreira #WSLBrasil pic.twitter.com/0X2dWy3CN9
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) June 28, 2024
Em seguida, Ítalo melhorou seu somatório na quarta onda que dropou, com um 3,33 e emendou uma quinta tentativa que caiu novamente. Por outro lado, Yago entrou definitivamente na bateria ao encaixar um 360º reverse que lhe garantiu 5,67 na segunda onda. Todavia, ainda precisava de um 4,67 para superar o somatório de 10,33 de Ítalo.
- Flamengo atropela Botafogo em título na base feminina
- Eficiente, Minas vence União Corinthians e mantém topo do NBB
- Bauru vence Pinheiros e se mantém perto dos líderes do NBB
- Em final emocionante, São Paulo bate Fortaleza fora de casa
- Com folga, Paulistano derrota o Unifacisa e volta a vencer no NBB
Mais uma tentativa de Ítalo que não aumentou, porém uma terceira onda de Yago, com um novo aéreo, garantiu um 4,93 e a soma de 10,60. Foi a tomada da liderança do catarinense, que defendia o título conquistado em 2023 na etapa carioca. A reviravolta de Ítalo veio de backdrop para direita, com uma sequência de manobras para fazer 6,67 pontos. Ainda tentou mais duas vezes, anotando nove notas, e Yago também fez mais duas tentativas que deram água. Não houve tempo para mais novas ondas na final em Saquarema.
Ranking
Com os 10 mil pontos da conquista, Ítalo subiu para a quarta colocação no ranking e tem 34045 pontos, faltando apenas a etapa de Fiji para definir os cinco finalistas. O outro brasileiro, Yago Dora também subiu duas colocações e está na beira para entrar entre os melhores, é o sexto. O catarinense, que conseguiu a melhor onda da competição na semifinal (veja abaixo), somou 7800 pontos e tem 31635 no total, atrás do australiano Ethan Ewing, que soma 31995.
A MAIOR NOTA DO EVENTO!!! 9.33 #WSLBrasil pic.twitter.com/4kZk510s8Z
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) June 28, 2024
Mais Brasil
A sexta-feira teve mais brasileiros competindo. No feminino, Tatiana Weston Webb foi até a semifinal após bater, nas quartas, a costarriquenha Brisa Nennessy. Na briga pela decisão, caiu para a estadunidense Sawyer Lindblad. Assim, ela sai de Saquarema com a terceira colocação e ganha fôlego na briga por uma das cinco vagas no Finals. É a sétima colocada no ranking mundial. Luana Silva parou nas quartas ao perder para Caitlin Simmers, dos Estados Unidos, que se sagraria campeã no Rio.
No masculino, Gabriel Medina também foi derrotado nas quartas de final, para outro estadunidense, Griffin Colapinto, e segue sem conseguir levar o título de campeão em Saquarema. A próxima etapa do circuito mundial de surfe, a última antes do Finals, será depois dos Jogos Olímpicos, em Fiji, com janela programada para 20 a 29 de agosto.