A World Surf League (WSL) anunciou, nesta segunda-feira (17), que Cloudbreak, nas Ilhas Fiji, será o palco do WSL Finals em 2025. O torneio define o campeão e a campeã mundial em um único dia. Participam da decisão dos títulos mundiais, os 5 homens e 5 mulheres mais bem colocados na temporada regular do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT).
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
A data do WSL Finals 2025, como todo o calendário do CT, será anunciada após o encerramento desta temporada no Lexus WSL Finals, na Califórnia. Cloudbreak fica na ilha de Tavarua, em Fiji, e tem a fama das ondas mais perfeitas e icônicas do mundo. É uma esquerda tubular, que quebra sobre uma rasa bancada de corais e pode segurar ondas de 2 a 20 pés. Assim, a força e consistência do pico proporcionará um desafio dinâmico aos top-5 do ranking, que disputarão os títulos de 2025 em uma onda de consequência.
Sede histórica
Cloudbreak sediou uma etapa do CT pela primeira vez em 1999, com Mark Occhilupo vencendo o brasileiro Victor Ribas. Na final daquele ano, inclusive, o australiano conquistou seu único título mundial. Em 2000, o Brasil também chegou na final com Guilherme Herdy, em outra vitória australiana de Luke Egan. Depois, o fenômeno Gabriel Medina decidiu três títulos nos tubos de Cloudbreak. Perdeu o primeiro para Kelly Slater em 2012, mas venceu o Fiji Pro de 2014 derrotando Nat Young na final. Em 2016 voltou a triunfar por lá contra Matt Wilkinson, que foi o último campeão em Cloudbreak em 2017.
Fiji volta a receber uma etapa do CT este ano, fechando a temporada regular, que determinará os top-5 para as disputas do Lexus WSL Finals. Certamente, o Corona Fiji Pro, de 20 e 29 de agosto, será uma prévia emocionante para a decisão dos títulos mundiais no próximo ano.
O retorno de Cloudbreak ao Championship Tour, está sendo possível devido a uma parceria com o governo das Ilhas Fiji, que vai até 2026. Assim, a colocação de Fiji na programação do Circuito Mundial será determinada a cada temporada e o local do WSL Finals de 2026 será anunciado no próximo ano.
Faltam duas etapas para o Lexus WSL Finals 2024
Restam apenas duas etapas para fechar a temporada regular do WSL CT 2024 e definir quem vai disputar os títulos mundiais no Lexus WSL Finals. São elas: o Vivo Rio Pro de Saquarema, que começa no próximo sábado e vai até 30 de junho na Praia de Itaúna, e o Corona Fiji Pro, que acontece nos dias 20 a 29 de agosto em Cloudbreak, na ilha de Tavarua. Por fim, o Lexus WSL Finals 2024 vai decidir os títulos mundiais no melhor dia de ondas no período de 6 a 14 de setembro na Califórnia.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK