Em dia longo de competições, cinco brasileiros vencem na repescagem e se unem a Gabriel Medina na terceira fase de Bells Beach no Mundial de Surfe. Ítalo Ferreira consegue melhor nota do dia no masculino.
A Sexta-Feira Santa trouxe bons momentos para os amantes do surfe. Após uma abertura com ondas menores e competição realizada em Winkipop, a segunda etapa da perna australiana, Bells Beach, voltou para seu local original, com maiores ondulações, apesar de espaçadas, apontado a chegada do swell. Apenas a competição masculina foi para a água hoje. A próxima chamada para a competição será às 17h10 (horário de Brasília) deste sábado.
Paralisada ao final da oitava bateira da primeira fase por causa dos fortes ventos, a competição foi retomada na tarde desta sexta. Apesar da mudança do dia, os brasileiros Willian Cardoso, Michael Rodrigues e Jessé Mendes mantiveram o aproveitamento verde e amarelo do dia anterior, e foram para a repescagem. Apenas Gabriel Medina venceu na estreia e encara, no round três, Willian Cardoso, na 12ª bateria.
Na última bateria do primeiro round, Mick Fanning iniciou a sua trajetória rumo a aposentadoria. Embalado pela torcida, que vibrava a cada onda do australiano, o tricampeão mundial mostrou conhecimento das direitas de Bells, onde venceu quatro vezes e disputou seis finais, e avançou direto para a terceira fase. Fanning superou Jessé e Sebastian Zietz (HAV).
+ACOMPANHE AO VIVO A SEGUNDA ETAPA DA PERNA AUSTRALIANA
Na repescagem, no entanto, os brasileiros começaram bem. Abrindo o round, Filipinho Toledo superou o australiano Carl Wright. Na sequência, Adriano de Souza, campeão da etapa em 2013, também se classificou para a terceira fase. Outros membros da Tempestade a avançarem foram Willian Cardoso, Ítalo Ferreira e Jessé Mendes. Já Ian Gouveia, Yago Dora, Caio Ibelli, Michael Rodrigues e Tomas Hermes se despediram da competição na 25ª colocação.
Presente na Austrália para a despedida de Fanning, Kelly Slater, que não compete devido a uma fratura no pé ainda da etapa de J-Bay da última temporada, anunciou, durante a transmissão da WSL, que não participará da terceira etapa do Circuito, última da perna australiana, Margaret River.
A repescagem feminina também foi para a água nesta sexta. No entanto, a brasileira Silvana Lima, como venceu na primeira fase, não entrou na água. A surfista terá pela frente Tyler Wright (AUS) e Tatiana Weston-Webb na terceira fase. Já nas primeiras horas deste sábado, a australiana Stephanie Gilmore conseguiu a maior nota do evento. Na quarta bateria da repescagem, contra Paige Hareb (AUS), ela abriu a competição com 8,60 e avançou para o terceiro round.
Filipe Toledo supera local
.@toledo_filipe comes out on top over #CarlWright at the #RipCurlPro #BellsBeach in Round 2, Heat 1 → https://t.co/QxIyDgIFml pic.twitter.com/GiON9ihgBB
— World Surf League (@wsl) 30 de março de 2018
Primeiro a entrar na água pela repescagem, Filipe Toledo não teve dificuldade para vencer o australiano Carl Wright por 9,50 a 8,33. Em bateria com poucas ondas, o natural de Ubatuba mostrou um surfe progressivo e veloz. Com a melhor onda da disputa (5,83), Filipinho garantiu seu lugar na terceira fase da competição. O natural de Ubatuba está na décima bateria do round 3, contra o compatriota ítalo Ferreira. Na Gold Coast, Toledo terminou na quinta colocação.
Adriano de Souza segue vivo na luta pelo bicampeonato
.@MineirinhoSurf takes out the win against wildcard #MikeyMcDonagh at the #RipcurlPro #BellsBeach in Round 2, Heat 2 → https://t.co/QxIyDgIFml pic.twitter.com/wWqFSBz18h
— World Surf League (@wsl) 30 de março de 2018
Único brasileiro a badalar o sino de Bells Beach, Adriano de Souza deu uma aula ao jovem de 16 anos, Mikey McDonagh (AUS). Com uma boa leitura de ondas, Mineirinho não teve dificuldades para abrir a bateria com uma boa nota (5,17) enquanto o australiano, que ontem surfou em Winkipop, se adaptada às ondas de Bells. Liderando a segunda bateria do dia com apenas uma nota, Adriano teve frieza para esperar novas oportunidades para aumentar seu somatório. No final, 11,57 para o capitão da Tempestade Brasileira contra 8,87 de Mikey. Na terceira fase, o campeão mundial terá pela frente Conner Coffin (EUA), na nona bateria.
Willian Cardoso vence vice-campeão Caio Ibelli
No primeiro duelo totalmente brasileiro da repescagem, Willian Cardoso aprontou para cima do compatriota e vice-campeão de Bells Beach Caio Ibelli. A nona bateira começou eletrizante, com os dois atletas alcançando notas na casa dos sete pontos. No decorrer da disputa, Panda optou por esperar uma boa oportunidade, enquanto Caio, sem a prioridade, não teve sorte com as ondas escolhidas. Na reta final, Willian encontrou uma ondulação pequena, mas o suficiente para lhe render 6,33 e a liderança da bateria.
.@williancardoso edges out @CaioIbelli at the #RipcurlPro #BellsBeach in Round 2, Heat 9 → https://t.co/QxIyDgIFml pic.twitter.com/fnrQt9GzTm
— World Surf League (@wsl) 31 de março de 2018
Anteriormente, abrindo do dia, na nona bateria da primeira fase, Cardoso liderou grande parte da bateria, mas, na reta final, viu o americano Kolohe Andino conseguir a melhor onda da bateria (6,83), assumir a liderança e garantir a vaga na terceira fase.
Ítalo Ferreira faz melhor nota do dia
Em duelo de nordestinos, melhor para o potiguar Ítalo Ferreira. Na décima bateria da repescagem, Ítalo Ferreira encontrou uma boa onda que lhe rendeu 8,33, a melhor nota do dia na categoria masculina, para mandar o estreante Michael Rodrigues para casa. A disputa, no entanto, começou parelha, com os brasileiros somando a mesma nota (5,50). A pontuação excelente do potiguar, contudo foi crucial para assegurar seu nome na terceira fase da competição.
.@ferreiraitalo15 takes down fellow Brazilian in #MichaelRodrigues at the #RipcurlPro #BellsBeach in Round 2, Heat 10 → https://t.co/QxIyDgIFml pic.twitter.com/48moIqzqL1
— World Surf League (@wsl) 31 de março de 2018
Na décima bateria da primeira fase, Michael terminou na terceira colocação em disputa comandada por Adrian Buchan. O brasileiro não encontrou boas ondas e somou apenas 7,53 contra 12,00 do australiano. Connor O’Leary, também sem grande atuação, ficou com o segundo lugar (8,40).
Jessé Mendes fecha repescagem com vitória
Na última bateria da repescagem, Jessé Mendes já garantiu seu melhor resultado nesta temporada. Após a 25ª colocação na Gold Coast, o estreante teve uma boa apresentação e bateu, de forma consistente o francês Joan Duru. Com a melhor onda da bateria, Jessé deixou o europeu precisando de 7,63 pra avançar na competição. O placar final foi 14,26 contra 12,80. No round 3, Jessé encara o australiano Owen Wright.
.@Jesse_Mendes defeats @JoanDuru at the #RipcurlPro #BellsBeach in Round 2, Heat 12 → https://t.co/QxIyDgIFml pic.twitter.com/etCfQ1kmJf
— World Surf League (@wsl) 31 de março de 2018
Na última bateria da primeira fase, Jessé Mendes foi o décimo brasileiro a ser mandado para a repescagem. Apesar de mostrar um bom surfe, o atleta não conseguiu superar Mick Fanning. Com toda a torcida ao seu lado, o australiano encontrou as duas melhores ondas da bateria, totalizando 13,03 pontos e avançou para a terceira fase.
Sebastian Zietz dá show e elimina Ian Gouveia
.@cbasszietz advances over @ian_gouveia at the #RipcurlPro #BellsBeach in Round 2, Heat 3 → https://t.co/QxIyDgIFml pic.twitter.com/8ARC3qExMf
— World Surf League (@wsl) 31 de março de 2018
Com o mar melhor, Sebastian Zietz aprontou para cima do brasileiro Ian Gouveia. Com a maior somatória do dia (15,17), assim como a segunda maior nota (8,17), o havaiano ditou o ritmo da terceira bateira da repescagem em Bells Beach. Com uma desvantagem de quase 10 pontos no placar, Ian passou grande parte da disputa tentando reduzir a vantagem imprimida por Zietz, infelizmente sem sucesso, (somou 9,43). Gouveia amarga a sua segunda eliminação no round 2, sem conseguir vencer uma bateria na temporada.
Yago é superado por 0,11
.@crcoffin takes out young gun @YagoDora at the #RipcurlPro #BellsBeach in Round 2, Heat 8 → https://t.co/QxIyDgIFml pic.twitter.com/4i7Eu86xlt
— World Surf League (@wsl) 31 de março de 2018
Fazendo sua estreia na elite do surfe, Yago Dora também de despediu de forma emocionante de Bells Beach. Pegando sua primeira onda perto dos 15 minutos finais, o brasileiro encarou o americano Conner Coffin. Com direito a uma bela troca de notas, com vantagem para Coffin, Yago precisava, nos últimos minutos, de uma onda no valor de 7,18. Nos segundos finais, uma série deu a chance para o novato. Com uma manobra forte e um aéreo, Dora aguardou, já na areia, a avaliação dos jurados que lhe deram 7,07 (0,11 a menos do que precisava). Dessa forma, ele se despede na 25ª colocação. Placar final da oitava bateria da repescagem foi Conner Coffin 13,74 e 13,64 Yago Dora.
Tomas Hermes se despede de Bells
Tour rookie #WadeCarmichael takes down @TomasHermes at the #RipcurlPro #BellsBeach in Round 2, Heat 11 → https://t.co/QxIyDgIFml pic.twitter.com/pL49rlQrI7
— World Surf League (@wsl) 31 de março de 2018
Detentor do melhor resultado do Brasil na Gold Coast, Tomas Hermes não conseguiu repetir o feito em Bells Beach. Contra o australiano Wade Carmichael, na 11ª bateria da repescagem, o novato teve dificuldades e precisou buscar o resultado. Com alguma séries entrando, Wade começou bem a bateria, com 6,50 contra 5,33 do brasileiro. Buscando o resultado, Tomas viu o rival encontrar um 7,50 e complicar suas chances de virada. Hermes ainda conseguiu diminuir a vantagem, mas o placar final foi de 14,00 a 11,70 para o australiano.
Confira os resultados desta sexta em Bells Beach:
Masculino
Primeira Fase
9: Kolohe Andino (EUA) 11,63 X Willian Cardoso (BRA) 11,53 X Frederico Morais (POR) 10,26
10: Adrian Buchan (AUS) 12,00 X Connor O´Leary (AUS) 8,40 X Michael Rodrigues (BRA) 7,53
11: Joel Parkinson (AUS) 12,33 X Wade Carmichael (AUS) 9,90 X Kanoa Igarashi (EUA) 8,50
12: Mick Fanning (AUS) 13,03 X Jessé Mendes (BRA) 11,27 X Sebastian Zietz (HAV) 10,70
Repescagem
1. Filipe Toledo (BRA) 9,50 X 8,33 Carl Wright (AUS)
2. Adriano de Souza (BRA) 11,57 X 8,87 Mikey McDonagh (AUS)
3. Sebastian Zietz (HAV) 15,17 X 9,43 Ian Gouveia (BRA)
4. Patrick Gudauskas (EUA) 14,33 X 11,03 Kanoa Igarashi (JAP)
5. Ezekiel Lau (HAV) 11,43 X 10,00 Connor O’Leary (AUS)
6. Frederico Morais (POR) 7,73 X 6,33 Michael February (AFS)
7. Jeremy Flores (FRA) 11,60 X 9,84 Keanu Asing (HAV)
8. Conner Coffin (EUA) 13,74 X 13,64 Yago Dora (BRA)
9. Willian Cardoso (BRA) 13,36 X 11,33 Caio Ibelli (BRA)
10. Ítalo Ferreira (BRA) 13,83 X 9,73 Michael Rodrigues (BRA)
11. Wade Carmichael (AUS) 14,00 X 11,70 Tomas Hermes (BRA)
12. Jessé Mendes (BRA) 14,26 X 12,80 Joan Duru (FRA)
Feminino
Repescagem
1. Carolina Marks (EUA) 13,66 X 8,50 Keely Andrew (AUS)
2. Sage Erickson (EUA) 14,14 X 10,93 Bronte Macaulay (AUS)
3. Kobie Enright (AUS) 11,60 X 11,34 Sally Fitzgibbons (AUS)
4. Stephanie Gilmore (AUS) 15,03 X 12,36 Paige Hareb (NZL)
5. Nikki Van Dijik (AUS) 13,83 X 10,50 Macy Callaghan (AUS)
6. Tatiana Weston-Webb (HAV) 14,93 X 123,93 Malia Manuel (HAV)