O brasileiro João Chianca está de volta ao Championship Tour do Circuito Mundial de Surfe (WSL). Ele recebeu um convite da liga e estará presente na etapa de El Salvador, que começa nesta quinta-feira (06), em Punta Roca, em La Libertad. Chumbinho fará sua primeira aparição na elite do surfe mundial nesta temporada, depois de um acidente sofrido no final do ano passado.
- Minas domina Zamalek e vence a 1ª no Mundial de Clubes
- Caio Bonfim é campeão do Tour Mundial de marcha atlética
- Conegliano, de Gabi, arrasa com vietnamitas pelo Mundial
- Vôlei Renata vence Sesi e assume a liderança na Superliga
- Flamengo atroepla Toros de Chiriquí e vence a 2ª na BCLA
Quarto colocado no circuito da última temporada, João Chianca se acidentou gravemente enquanto praticava em Pipeline, no Havaí, em dezembro passado. Na ocasião, ele recebeu pancadas na cabeça ao cair de uma grande onda e chegou a ficar desacordado, sendo socorrido às pressas pela comunidade local. O surfista de 23 anos ficou alguns dias no hospital, mas depois recebeu alta.
Chumbinho veio ao Brasil para realizar o processo de recuperação, que se seguiu ao longo do primeiros meses de 2024. Ele precisou ficar afastado das competições e, por isso, não participou das seis primeiras etapas do Championship Tour. João voltou a competir somente no final de abril, na etapa de Gold Coast do Challenger Series – espécie de divisão de acesso ao CT -, onde chegou até as quartas de final.
Presença garantida
Apesar de ficar fora das etapas iniciais deste ano, a WSL já assegurou que João Chianca está garantido na elite do surfe mundial na próxima temporada. Agora, ele também vai participar das próximas etapas antes dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, para o qual está classificado. Além de El Salvador, Chumbinho também competirá na etapa de Saquarema, sua cidade natal, entre 22 e 30 de junho.
Chianca competirá na terceira bateria da primeira fase do El Salvador Pro, junto ao australiano Ryan Callinan e o estadunidense Griffin Colapinto. Além de Chumbinho, o Brasil contará com a presença de outros quatro surfistas na etapa: Ítalo Ferreira e Gabriel Medina, que competem junto na quinta bateria; e Yago Dora, na oitava série; além de Tati Weston-Webb, na terceira bateria feminina.
João Chianca será um dos representantes do Brasil em Paris-2024, assim como Gabriel Medina, Filipe Toledo, Tati Weston-Webb, Tainá Hinckel e Luana Silva. Destes, apenas Medina e Tati participaram de todas as etapas da WSL neste ano. Filipinho, atual bicampeão mundial, optou por não competir na temporada para focar em sua preparação para os Jogos Olímpicos.