A World Surf League (WSL) anunciou os wildcards (convites) para iniciar a temporada 2025 do Championship Tour (CT), elite do circuito mundial. Entre os homens, os escolhidos foram os brasileiros Filipe Toledo e João Chianca. No feminino, a australiana Stephanie Gilmore e a norte-americana Lakey Peterson também receberam o convite.
Anteriormente, no início desta temporada, a WSL havia garantido que Filipinho e Gilmore iriam receber “wildcard” para o CT 2025. Assim como o bicampeão mundial, a australiana também anunciou uma pausa na carreira. “Com o ranking do corte do meio da temporada concluído, anunciamos Lakey Peterson, João Chianca, Stephanie Gilmore e Filipe Toledo, como wildcards da temporada 2025 da WSL”, disse Jessi Miley-Dyer, comissária da WSL.
- Bruna de Paula marca 5 gols em vitória apertada do Györi
- Marcus D’Almeida é eliminado nas quartas do Torneio de Nimes
- Brasileiras empatam com Atlético de Madrid na Liga Espanhola
- Isabella Springer estreia no slalom gigante na Universíade
- Carol Meligeni atropela italiana e vai à final do ITF de Buenos Aires
Já João Chianca encerrou como o quarto melhor surfista do mundo no ano passado. Chumbinho estava treinando para repetir a ótima atuação nesta temporada, mas sofreu uma grave lesão enquanto treinava nos tubos de Pipeline em dezembro. Por isso, ficou em tratamento durante toda a primeira metade do CT 2024 e só recebeu autorização médica para voltar a competir agora.
“Conforme estabelecido na temporada passada, o Livro de Regras da WSL permite que apenas os campeões mundiais e competidores do Final 5 da WSL, sejam elegíveis para marcar pontos no ranking na segunda metade da temporada como wildcards. Com isso, o João seria elegível, mas estamos garantindo que ele tenha tempo suficiente para sua total recuperação e estamos animados para recebê-lo de volta ao Tour em tempo integral no próximo ano”.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Outros convites
A WSL também confirmou convites para Kelly Slater participar das etapas do Tahiti e das Ilhas Fiji esse ano, pois não passou pelo corte da elite em Margaret River. Além disso, foi divulgado que Carissa Moore e Vahine Fierro serão as wildcards para a primeira etapa após o corte da elite, que será disputada entre os dias 22 e 31 de maio nos tubos de Teahupoo.
*Com informações da World Surf League (WSL)