Tati Weston-Webb caiu nas oitavas de final do Margaret River Pro, a quinta etapa da WSL 2024. A surfista brasileira liderou 34 minutos de bateria contra a australiana Tyler Wright, mas tomou a virada no minuto final e acabou derrotada em 13.70 (7.83 + 5.87) a 13.67 (7.17 + 6.50), na madrugada desta quinta-feira (18). Apesar da queda, ela garantiu sua permanência na elite do surfe para a sequência da temporada.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Tati e Tyler encararam uma bateria que teve momentos distintos. Os primeiros 25 minutos foram marcados por pouco volume de ondas, o que não gerou muitas movimentações das surfistas. A brasileira marcou um 6.50 logo no início e ficou a frente do placar durante praticamente todo o tempo, com o agregado de 7.43. Enquanto isso, Tyler Wright tinha 7.40 (3.73 e 3.67).
A situação mudou nos dez minutos finais. As condições do mar melhoraram e as duas atletas conseguiram pegar melhores ondas. Tati aumentou sua pontuação ao receber um 7.17 e chegou a 13.67, ao mesmo tempo em que Tyler conseguiu um 4.83 e um 5.87 em sequência, chegando 10.70. A australiana precisava de 7.80 pra virar a série e conseguiu 7.83 no minuto final, avançando de fase.
Sequência da temporada
Apesar da queda, Tati Weston-Webb garantiu sua permanência para a sequência da temporada da WSL, uma vez que seguirá no top-10 do ranking ao final da etapa. Como Margaret River é a quinta etapa do circuito, haverá um corte de metade de temporada, em que somente as dez melhores mulheres e os 22 melhores homens disputarão as quatro etapas finais do ano – além do Finals.
Tati chegou em Margaret River na sétima colocação do ranking mundial e, neste momento, aparece na mesma posição. Cinco atletas abaixo dela seguem vivas na etapa, mas haverá dois confrontos diretos. Logo, a brasileira poderá cair para, no máximo, a décima colocação. Outra brasileira na WSL, Luana Silva caiu na repescagem e não seguirá para a sequência da temporada.
Com a eliminação de Tati, o Brasil segue com cinco surfistas na disputa masculina de Margaret River: Gabriel Medina, Miguel Pupo, Samuel Pupo, Caio Ibelli e Ítalo Ferreira. Somente Gabriel e Ítalo já se garantiram no corte, enquanto os demais lutam pela permanência. A próxima chamada da competição será nesta quinta-feira (19), às 19h45 (horário de Brasília).