O Brasil se despediu de forma precoce da disputa masculina da quarta etapa do Circuito Mundial de Surfe (WSL), em Bells Beach, na Austrália. Samuel Pupo, Caio Ibelli e Yago Dora, os últimos remanescentes na competição, acabaram derrotados nas oitavas de final, realizadas na madrugada deste sábado (30), e deram adeus ao evento. Tatiana Weston-Webb segue representando o país no feminino.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
O primeiro a entrar em ação foi Samuel Pupo, que perdeu para o sul-africano Matthew McGillivray por 13.50 (7.77 + 5.73) a 12.44 (6.67 + 5.77). O brasileiro esteve a frente do placar desde o início da disputa, mas o sul-africano conseguiu a virada na última onda. O cronômetro chegou a encerrar com Pupo na frente, mas a nota recebida por Gillivray foi suficiente para ultrapassá-lo.
Em seguida, foi a vez de Yago Dora entrar em ação. Ele perdeu para o estadunidense Kade Matson por 14.00 (7.67 + 6.33) a 12.80 (6.67 + 6.13). Matson surfou apenas quatro ondas, enquanto o brasileiro teve 12 séries. Por fim, Caio Ibelli caiu diante do indonésio Rio Waida por 12.30 (6.37 + 5.93) a 9.83 (6.03 + 3.80), em uma bateria que passou boa parte do tempo sem ondas volumosas.
Um pouco mais cedo nesta madrugada, Gabriel Medina, Miguel Pupo e Ítalo Ferreira perderam na fase de 32. Medina, aliás, caiu diante do estadunidense Cole Houshmand com uma virada polêmica no fim. O brasileiro, que estará nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, criticou o jugalmento dos juízes da WSL na entrevista após a eliminação.
Sem resultados expressivos
Com as quedas precoces, o Brasil segue sem ter grandes resultados no Circuito Mundial nesta temporada. O melhor desempenho até aqui foi de Gabriel Medina, que chegou na semifinal da etapa de Peniche. Vale destacar que Filipe Toledo, atual bicampeão mundial, competiu apenas a primeira etapa do tour, enquanto João Chianca, o Chumbinho, ainda se recupera do acidente sofrido em Pipeline, no ano passado.
Apenas Tatiana Weston-Webb segue representando o Brasil em Bells Beach. Sexta colocada do ranking mundial, ela derrotou Luana Silva há três dias e está nas quartas de final da disputa feminina, onde enfrentará a estadunidense Caroline Marks. A próxima chamada da etapa acontecerá neste sábado (30), às 17h45 (horário de Brasília).