8 5
Siga o OTD

Surfe

Yago e Caio avançam em Bells Beach; Medina cai em bateria polêmica

Yago Dora se junta a Samuel Pupo nas oitavas de final em Bells Beach. Gabriel Medina foi eliminado em bateria polêmica contra norte-americano

Yago Dora na WSL Bells Beach
(Foto: Ed Sloane/World Surf League)

Na noite desta sexta-feira (29), pelo horário de Brasília, foram realizadas as últimas onze baterias da fase dezesseis-avos de final da etapa de Bells Beach da WSL. Yago Dora e Caio Ibelli se juntaram a Samuel Pupo, que já estava classificado, nas oitavas de final da competição. Os demais brasileiros foram eliminados, incluindo Gabriel Medina que reclamou após a sua bateria sobre o julgamento das ondas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Yago Dora ganhou de virada a bateria contra Ian Gentil. O havaiano-brasileiro saiu na frente ao somar 13,50 pontos (6,00 + 7,50). Mas Yago conseguiu duas boas ondas, para 6,40 e 7,63 pontos, para terminar com um total de 14,03. Nas oitavas de final, ele enfrenta Kade Matson, dos Estados Unidos, que eliminou John John Florence anteriormente em Bells Beach.

Em seguida, Caio Ibelli venceu o sul-africano Jordy Smith. O brasileiro conseguiu duas boas notas no começo da bateria, com 6,60 e 6,17, para chegar a um total de 12,77. Jordy somou 11,73 (6,90 + 4,83), não conseguindo ultrapassar Caio.

Medina reclama de critérios dos juízes

Gabriel Medina WSL em Bells Beach
(Foto: Aaron Hughes/World Surf League)

Gabriel Medina sofreu uma virada nos minutos finais contra Cole Houshmand, dos Estados Unidos. O tricampeão mundial liderava a bateria com 13,77 (7,10 . 6,67) pontos e prioridade em mãos, com o norte-americano precisando de um 6,98 para virar a bateria. No final, Medina deixou Houshmand sozinho para pegar uma onda que lhe rendeu 7,47 pontos, terminando com um total e 14,27 (6,80 + 7,47).

Em entrevista na transmissão oficial após a bateria, o repórter da WSL perguntou a Gabriel se ele havia cometido um erro ao deixar Houshmand pegar a onda no final. O brasileiro ironizou e aproveitou a situação para criticar a atuação dos juízes. “Eu que cometi o erro? Isso é engraçado. Esse foi o pior julgamento que já vi. Eu sei que tenho passado por algumas questões de julgamento ultimamente, mas sinto que essa foi pior. É algo que precisamos falar porque faz mal para o esporte. A gente finge que isso não tem acontecido, mas acontece”, afirmou o brasileiro que alegou que achou a onda pequena demais e por isso não remou para tentar utilizá-la.

Outros dois brasileiros foram eliminados em Bells Beach. Miguel Pupo perdeu para o norte-americano Crosby Colapinto. O brasileiro somou 13,53 (6,83 + 6,70) contra 14,47 (7,50 + 6,97) do estadunidense. Rio Waida, da Indonésia, conseguiu 14,07 (7,50 + 6,57) pontos contra o campeão olímpico Ítalo Ferreira. O potiguar somou apenas 11,43 (5,40 + 6,03) e parou na terceira fase da competição.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Surfe