No primeiro dia de disputa da etapa de Peniche do Circuito Mundial da World Surf League (WSL), em Portugal, cinco brasileiros conseguiram superar as baterias do round de abertura e avançaram diretamente ao mata-mata do torneio. Entre os homens, apenas Deivid Silva e Gabriel Medina se encaminharam para a disputa da repescagem. Já Luana Silva e Tatiana Weston-Webb, representantes do Brasil no feminino, ainda não estrearam nas águas portuguesas.
Caio Ibelli, Ítalo Ferreira, Miguel Pupo, Samuel Pupo e Yago Dora foram os atletas brasileiros que se classificaram nesta quarta-feira (6). Eles aguardam a definição dos seus adversários na fase de 16 avos de final. DVD e Medina, por sua vez, irão duelar entre si por duas vagas no mata-mata, juntamente com o australiano Ryan Callinan. Luana e Tati deverão iniciar suas campanhas na próxima chamada da etapa de Peniche. A primeira encara Molly Picklum e Sophie McCulloch, ambas da Austrália. Já Tatiana, enfrenta a também australiana India Robinson e a francesa Johanne Defay.
- Quarto dia em Torres acirra definição do título da Taça Brasil
- Jonatas de Jesus domina e vence por nocaute no Open
- Talita e Taiana vencem jogo e faturam Circuito Brasileiro
- Seleção masculina impõe outro sacode na Copa Pan-Americana
- Campeonato Brasileiro de Goalball conhece seus finalistas
Desempenho dos brasileiros no masculino
O primeiro surfista do Brasil a entrar na água foi Deivid Silva. Competindo na segunda bateria, DVD largou na liderança com uma onda de nota 4.67. Logo depois, ele alcançou a marca de 5.17 e ampliou sua vantagem sobre os havaianos Barron Mamiya e Imaikalani deVault. No entanto, o brasileiro não conseguiu encontrar boas oportunidades no restante da disputa e viu seus adversários o ultrapassarem. Agora, Deivid terá que disputar o round de repescagem.
Na sequência, Miguel Pupo caiu no mar em busca de avançar diretamente ao mata-mata da etapa de Peniche. Com um ótimo início, ele encaminhou sua classificação com o somatório de 10.50 (6.33 + 4.17). Outro que também seguiu adiante foi o marroquino Ramzi Boukhiam, que venceu a bateria com 11.27. Mais tarde, Gabriel Medina e Samuel Pupo competiram na 10ª chave. Pupo brilhou na disputa, conseguiu uma onda de 8.33 e ficou em primeiro lugar com 15.00. Já Medina, recém campeão do ISA Games, não teve um bom desempenho e caiu para o round de repescagem.
Logo depois, Caio Ibelli e Ítalo Ferreira foram os grandes destaques na sua bateria e avançaram nas primeiras colocações, atingindo os somatórios de 13.90 e 12.93. Eles bateram o havaiano Ian Gentil, que terminou com o total de 10.73. Por fim, Yago Dora passou em segundo lugar na última chave do dia, finalizando com ondas de nota 5.97 e 5.83 e ficando atrás apenas do português Frederico Morais (13.10).