8 5
Siga o OTD

Surfe

Luana Silva vence bateria e segue viva no ISA Games

Na chave de repescagem do evento internacional, a jovem surfista brasileira se classificou com uma vitória na 12ª bateria

Luana Silva surfe CT da WSL em 2024 (Saguibo/World Surf League)
(Saguibo/World Surf League)

A brasileira Luana Silva venceu a bateria válida pela segunda rodada da chave de repescagem do ISA Games e seguiu adiante na competição. Ela retornará às águas de Porto Rico já nesta quarta-feira (28), ao lado dos outro cinco sufistas do Brasil, Filipe Toledo, Gabriel Medina, Tainá Hinckel, Tatiana Weston-Webb e Yago Dora, que estão classificados na chave principal.

Com a primeira posição na 12ª bateria, Luana avançou para a sexta chave na terceira rodada da repescagem. Agora, ela enfrentará a argentina Ornela Pellizzari, a chilena Estela López e a holandesa Zoie Zietz. Ainda no feminino, mas pela disputa principal, Tatiana Weston-Webb irá encarar a alemã Camilla Kemp, a italiana Emily Gussoni e a colombiana Isabella Gómez. Já Tainá, medirá forças com Daniela Boldini (Peru), Maya Mateja (México) e Havanna Cabrero (Porto Rico).

Entre os homens, Medina abrirá a participação brasileira na terceira rodada e tentará avançar contra o italiano Leonardo Fioravanti, o neozelandês Billy Stairmand e o mexicano Sebastian Williams. Mais tarde, Yago Dora encara Lucca Mesinas, do Peru, Carlos Muñoz, da Costa Rica, e Kehu Butler, da Nova Zelândia. Filipinho, por sua vez, enfrenta o estadunidense John John Florence (bicampeão mundial da WSL), o chileno Manuel Selman e o porto-riquenho Brian Toth.

Sobre a bateria

No início da disputa, Luana Silva já abriu com a marca de 6.83 e logo assumiu a liderança da bateria. Depois, ela conseguiu uma onda para a esquerda, emendou uma sequência de pequenas rasgadas e conseguiu sua segunda nota: 5.50, totalizando o somatório de 12.33.

Assim, com uma boa distância sobre as rivais, a surfista brasileira apenas encaminhou o seu triunfo na chave com uma certa facilidade. A outra atleta classificada na bateria foi a portuguesa Francisca Veselko, que terminou com a pontuação de 9.07 (5.00 + 4.07). Por outro lado, a dominicana Feliz Astacio e a porto-riquenha Jolaris Carreras acabaram eliminadas do ISA Games.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Surfe